Educação apoia Torneio de Xadrez de Uberaba 2021

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Alunos da rede municipal de ensino de Uberaba terão uma oportunidade imperdível de conhecer ou se aprofundar no universo do xadrez, jogo de mesa que surgiu no século VI, na Índia, sendo atualmente um dos mais populares do mundo.

Domingo, dia 7 de novembro, o Município sedia o Torneio de Xadrez de Uberaba 2021, uma promoção da Federação Mineira de Xadrez, com apoio da Secretaria de Educação (Semed) e Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel).

Os alunos da rede municipal estão isentos do pagamento da taxa de inscrição, como informou o professor de Educação Física e também de xadrez, Ronan Alvim. “Nosso objetivo é estimular a prática do jogo”, disse ele, que ministra aulas nas escolas públicas municipais.

Além de Ronan, o também professor de Educação Física da rede municipal, Hugo de Aquino, e o enxadrista Jefferson Estevam, são os organizadores do evento na cidade. A programação terá início a partir das 9h30, com orientações sobre as regras do torneio.

“Os alunos podem chegar com meia hora de antecedência para a inscrição”, orientou Ronan. Enxadristas terão um custo de R$20,00. As disputas começarão às 10h, com a 1ª e a 2ª rodada.

Ao meio-dia será o intervalo, com a retomada das atividades às 13h30, quando começarão a 3ª, a 4ª e a 5ª rodada. O torneio termina às 16h30 com a premiação. Segundo Ronan, todos os alunos da rede municipal que participarem do evento receberão uma medalha, independentemente do resultado obtido no jogo.

O professor ressaltou que por ser chancelado pela Federação Mineira de Xadrez, o torneio dará direito à pontuação no ranking de enxadristas. As disputas valendo pontos envolverão a Categoria Absoluto. Os alunos da rede municipal serão inseridos na categoria sub-14. Também haverá disputas na categoria sub-18.

O xadrez é um jogo de mesa de natureza recreativa e competitiva, que requer raciocínio lógico e estratégia. Da Índia migrou para a China e então chegou à Pérsia (hoje Irã), de onde surgiu o nome xadrez, derivado da palavra persa shah, que significa rei. A forma atual do jogo nasceu no Sudoeste da Europa, na segunda metade do século XV.

“Praticar xadrez estimula as habilidades cognitivas, as relações sociais, a lidar com a vitória e a frustração da derrota. É muito importante que os alunos da rede participem, por isso apoiamos a iniciativa”, pontuou a secretária de Educação de Uberaba, Sidnéia Zafalon.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones 9 98814-5841 (Hugo) e 9 9911-2555.

Confira outras notícias: