As onze unidades de ensino da rede municipal, entre escolas e Cemeis, localizadas em bairros rurais de Uberaba, devem ser beneficiadas pelo programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).
O programa, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), visa promover a inclusão digital em todo o território brasileiro, ofertando gratuitamente conexão à internet em banda larga, via terrestre e satélite.
A inserção das unidades de ensino no programa foi solicitada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação de Uberaba (Semed)/Diretoria de Apoio à Educação Básica.
A Escola Municipal José Marcus Cherém, localizada no bairro rural Capelinha do Barreiro, é a primeira unidade de ensino a se beneficiar do programa, informou o chefe do Departamento de Educação Tecnológica da Semed, Luiz Henrique Araújo.
“A escola já foi contemplada com a instalação do ponto de presença e já teve seu uso liberado”, completou. Para as demais unidades da rede, na zona rural, já foi solicitada a inclusão no programa. As demandas estão em análise pelo MCTIC.
O Gesac é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de ser inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação.
Atualmente, o programa conta com cerca de 11.000 pontos de presença em funcionamento, instalados pelo País.