Previous
Next

Em Brasília, prefeita Elisa cumpre agenda na Unesco e no TCU

Compartilhe este post

Em Brasília, em busca de recursos e desenvolvimento para Uberaba, a prefeita Elisa Araújo esteve, segunda-feira (24), na sede da Unesco e em reunião no Tribunal de Contas da União (TCU).

Durante a agenda da Unesco, a prefeita se reuniu com a diretora e representante da entidade no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, e com o coordenador dos Setores de Ciências Naturais e de Ciências Humanas e Sociais, Fábio Soares Eon.

“Marlova contou que Uberaba é uma referência na Unesco Brasil pela projeção alcançada com o título e modelo de gestão do Geoparque. Foi apresentada a possibilidade de receber investimentos por meio de acordo de cooperação com empresas, para investir nos geossítios e em pontos que fortaleçam ainda mais o Geoparque Uberaba”, conta Elisa.

A chefe do Executivo tratou sobre o apoio da Unesco para a educação inclusiva, que garante que todos os alunos tenham acesso à educação com qualidade e comprometimento, independentemente de características, necessidades, habilidades ou diferenças.

Na ocasião, a prefeita solicitou o apoio da Unesco na educação sobre a preservação dos recursos hídricos, por meio do Programa Ciência Cidadã. Esse programa tem como objetivo instigar a ciência cidadã por intermédio de ações de educação e comunicação, envolvendo a participação social nas atividades de monitoramento tanto da água, como da biodiversidade terrestre e aquática.

Durante a reunião também foi tratado sobre a Rede de Cidades Criativas, que promove a cooperação entre cidades que reconhecem o fazer criativo como uma das estratégias para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental. Essas cidades estão empenhadas em promover a cultura em sete áreas: gastronomia, design, artesanato e artes populares, música, cinema, artes midiáticas e literatura.

Inovação – No Tribunal de Contas da União (TCU), a prefeita, que estava acompanhada do chefe de Gabinete, Caio Presotto, e do secretário de Comunicação, Marcos Ferreira, se reuniu com o ministro Augusto Nardes. Na oportunidade, dialogou sobre os projetos de inovação que podem ser replicados na gestão atual, modelos de governança e o uso de Inteligência Artificial no serviço público.

A pedido do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Cid, e da diretoria da entidade, Elisa convidou o ministro para prestigiar a 90º edição da ExpoZebu. Em seguida, a prefeita participou da cerimônia de posse dos Procuradores de Justiça de Brasília.

Os compromissos na capital federal continuam nesta terça (25). Elisa Araújo começa a manhã em entrevista à imprensa de Brasília. A tarde cumpre agenda com o deputado federal Gilberto Abramo, em busca de recursos para a saúde. Em seguida se reúne com a equipe da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e depois participa de reunião com corpo técnico da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência alemã de cooperação técnica, e Ministério das Cidades para dialogar sobre projetos de desenvolvimento para Uberaba.

Confira outras notícias: