EM Frei Eugênio conquista segundo lugar estadual na Olimpíada de Empreendedorismo do Sebrae

A equipe Fênix 2, composta por alunos da Escola Municipal Urbana Frei Eugênio, conquistou o segundo lugar regional e estadual na Olimpíada de Empreendedorismo e Inovação – Feira de Ideias 2020, promovida pelo Sebrae Minas em parceria com o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Semed).

Os alunos, o professor coordenador da equipe e a escola foram premiados em evento nesta terça-feira (8), no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura. Todas as medidas de prevenção ao coronavírus foram tomadas pela organização da premiação.

Com o tema “Qual digital você vai deixar no mundo?”, os alunos da EM Frei Eugênio desenvolveram o aplicativo “Meu primeiro emprego” que intermedeia oportunidades entre jovens e empresas. “A escola fez bonito e toda equipe nos enche de orgulho”, apontou a secretária adjunta de Educação, professora Cristiana Borges.

Na edição 2020, participaram 73 equipes formadas por 903 alunos e 1.033 professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 729 escolas públicas localizadas em 103 municípios mineiros.

“Venho da iniciativa privada e sei a importância do empreendedorismo para a vida econômica e para o desenvolvimento pessoal. O mundo precisa dos jovens e desafios trazem conhecimento, e o conhecimento ninguém tira da gente”, afirmou a prefeita Elisa Araújo.

Ela também agradeceu ao professor Daniel Velasquez, que coordenou a equipe formada por sete alunos: Ana Luiza Amorim, Luana Aparecida Ferreira Costa, Rafaela Beatriz Mendes de Sousa, Stella Mendonça Capucci, Talya dos Reis Melo Silva e Gabriel Messias.

“Pensávamos em chegar lá. Queríamos ficar até o terceiro lugar, e conseguimos. É muito boa a sensação de trabalho concluído com sucesso. Obrigada de coração, professor Daniel. Não vamos parar por aqui”, disse Gabriel Messias, em nome dos alunos da equipe.

Conforme Cristiana, a olimpíada estimula os alunos a pensarem em soluções criativas e funcionais, além disso, dissemina a cultura empreendedora e a participação dos adolescentes em projetos de impacto. Também aproxima a escola da comunidade, desenvolvendo comportamentos empreendedores e fortalecendo as conexões do ecossistema do empreendedorismo e da inovação.

“Uberaba está pronta para um novo passo, até mais largo. Já estamos em fase final de tratativas com o Governo Municipal, a Secretaria de Educação e a Feti (Fundação de Ensino Técnico e Intensivo) para implantação do projeto do núcleo empreendedor juvenil”, revelou o gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Rodrigues de Brito.

Ele participou da premiação acompanhado dos analistas do Sebrae Minas, Daiana Rodrigues e Marcius Marques Mendes. Ainda de acordo com Willian, quem empreende já é bastante competitivo, então, numa olimpíada, são os melhores dos melhores.

Diretora da EM Urbana Frei Eugênio, Osana Maria Leal, agradeceu ao Sebrae a oportunidade dada à escola de participar de um projeto desafiador, e aos alunos e seus pais, que não desistiram ante aos desafios que surgiram no percurso.

Ainda conforme a secretária adjunta de Educação, por meio da Semed, o Governo Municipal reforça o compromisso com a formação integral dos estudantes e promove o engajamento dos educandos com o conteúdo e com a prática pedagógica. Ações essas que são desenvolvidas pela Diretoria de Apoio à Educação Básica, por meio do Departamento de Arte de Cultura, que coordena os Grupos de Liderança junto aos alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *