Altas temperaturas e chuvas marcam a previsão do tempo para os próximos dias de novembro e dezembro, período no qual a população deve se manter atenta e redobrar os cuidados para evitar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Endemias e Zoonoses, alerta para os cuidados no combate ao mosquito.
De acordo com o último Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) em Uberaba, a maior incidência de focos de dengue, está dentro das residências como em vasos de plantas, pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, fontes ornamentais, objetos religiosos, depósitos fixos como calha, laje, ralos, sanitários em desuso, tanque de depósitos de obras, pneus, sacolas plásticas, garrafas vazias, casca de ovo, caixa de leite, ferro velho, reciclados e entulhos.
“Temos muitos agentes de endemias nas ruas, de segunda a sábado, executando o trabalho de campo na eliminação de materiais inservíveis, e orientando as pessoas. Mas precisamos também contar com o auxílio da população no combate ao Aedes aegypti, tendo em vista que os principais focos estão dentro dos imóveis”, destaca o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção.
Pra combater a dengue, ele ainda destaca que a população deve evitar água parada e aproveitar o fim de semana para limpar o quintal. “Dez minutos são suficientes para que as pessoas posam fazer uma geral e impedir a proliferação do mosquito”, ensina Matheus.