Profissionais de enfermagem que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento – UPAS de Uberaba, estão passando por um trabalho de reciclagem com treinamento de procedimento de ressuscitação cardiopulmonar, organizado pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba – Funepu, gestora das unidades.
A manobra, que já faz parte do conhecimento técnico dos profissionais que atendem na unidade, é um o conjunto de medidas emergenciais que possibilitam o salvamento de um paciente que esteja enfrentando um quadro de falência cardiovascular e/ou respiratória.
O treinamento que está sendo aplicado pela Responsável Técnica de Enfermagem da UPA São Benedito, Gisele Mendes Andrade, utiliza as técnicas que foram apresentadas durante a capacitação ‘Qualificação de Profissionais do Sistema Único de Saúde em Urgência e Emergência Adulto com Simulação Realística – PROADI SUS’, oferecido pelo Hospital Albert Einstein, que teve a Funepu como convidada no estado de Minas Gerais.
Segundo a enfermeira, essa situação é gravíssima sendo necessário uma abordagem correta e de forma imediata. “É importante que haja uma intervenção imediata, já que as células do cérebro morrem em 5 minutos sem oxigenação e as lesões irreversíveis começam a ocorrer após esse evento. Para evitar que o pior aconteça, a reanimação deve entrar em cena, combinando técnicas que incluem compressões toráxicas que visa bombear o coração, melhorando o fluxo sanguíneo e fornecendo oxigênio ao cérebro”, completa Gisele, informando que durante o treinamento, os colaboradores tiveram a oportunidade de realizar as manobras de forma prática, com o auxílio de um boneco simulador.
Para a presidente da Funepu, Jesislei Rocha, o treinamento realizado é uma forma de garantir maior segurança ao paciente utilizando os mais elevados procedimentos de saúde de urgência e emergência. “Esse treinamento está em sintonia com um dos maiores hospitais privados da América Latina, que é referência em saúde. Fomos convidados, para receber essa capacitação e replicá-la nas unidades que fazemos a gestão. Uberaba deve se orgulhar de ter um atendimento público e gratuito assim. Desde o início de nossa gestão nas UPAs temos nos preocupado em oferecer atendimento humanizado e qualificado para os uberabense. Temos a certeza de que demos mais um passo nessa direção e todos têm a ganhar”, destaca a presidente.
O treinamento começou pela Unidade São Benedito e nas próximas semanas será estendido à equipe da UPA Parque do Mirante.