A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri), promoveu, nesta quinta-feira (22), a primeira edição da Feira da Agricultura Familiar no conjunto Morada do Sol, região do Grande Boa Vista. Na mostra são comercializados hortifrutigranjeiros, derivados do milho, caldo de cana, pastéis, queijos, peixes, frangos, carne suína, ovos caipira e artesanato em geral.
As datas das próximas edições no trimestre já estão definidas, sendo que em fevereiro ocorrerá nos dias 5 e 12 e, em março, nos dias 5, 12, 19 e 26, sempre às quintas-feiras, das 16h às 20h, na Praça Sebastião Manoel Camargo, que fica ao lado da Escola Municipal Joãozinho e Maria.
O titular da Sagri, Luís Renato Tiveron, avaliou que a primeira edição da Feira da Agricultura Familiar no bairro foi um sucesso. Segundo ele, este formato tem agradado produtores, feirantes e a população. “A avaliação é muito positiva. E a resposta vem através da população, que tem nos cobrado essa feira em outros bairros, pois há uma demanda por esse modelo mais enxuto, mas com várias opções de produtos”, disse.
O secretário explicou que a Sagri estuda essa expansão e, ainda, pretende remodelar as feiras em alguns bairros. “Nós restringimos a quantidade de barracas com um mesmo produto e as vendas aumentaram. Esse aumento tem deixado o feirante satisfeito, pois é o sustento dele. E a população também tem gostado muito”, explicou.
Já o presidente da Associação dos Produtores da Região Boa Vista e Triângulo Sul (Aprobov), Wellington Sene, reforçou que as feiras desempenham um papel crucial de promover o encontro do produtor com o consumidor. “O feirante, tendo acesso a mais bairros, pode comercializar mais e gerar novos clientes que vão comprar produtos de qualidade e preços diferenciados, que vêm do campo direto para a mesa das pessoas”, avaliou.
Moradora do bairro, a fotógrafa Ingrid Martins comemorou a chegada da feira na região. “É com uma alegria muito grande que nós recebemos essa Feira da Agricultura Familiar aqui em nosso bairro. Acredito que vai ser bom para os moradores e para os feirantes que estão expondo os produtos aqui. Além do comércio, também é uma opção de lazer para as famílias”, comentou.
Durante a primeira edição, a Prefeitura também levou outros serviços para a população, como o Procon Móvel, o Vacimóvel e outros serviços da Saúde, além do Aquamóvel da Codau. A feira também conta com a parceria da Associação dos Feirantes de Uberaba, da direção da Escola Joãozinho e Maria e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).
“Venham para a feira. Temos muitas opções, além da tradição do pastel, do caldo de cana e do chopp. Então, quem quiser encerrar o dia utilizando nossa estrutura, estamos prontos para recebê-los”, concluiu o secretário da Sagri.

