A 4ª edição do Circuito Regional de Turismo Rural, na fazenda Morro Alto, que aconteceu no domingo (23), contou com público estimado em 2.000 pessoas, entre ciclistas, turistas, cavaleiros e muladeiros. O evento foi realizado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) e Fundação Cultural de Uberaba, em parceria com o Sindicato Rural de Uberaba (SRU), Centro de Informação de Turismo Rural de Uberaba (Citur) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater). O evento também contou com 12 expositores da agricultura familiar.
A prefeita Elisa Araújo afirmou que a quarta edição foi um sucesso e as pessoas presentes puderam descobrir mais uma das potencialidades turísticas de Uberaba. “Foi uma oportunidade de usufruirmos o que temos de melhor. Estamos fazendo grandes investimentos no setor, pois a nossa proposta é fomentar o nosso turismo, sendo competitivo e atraente”, ressaltou.
Segundo Rui Ramos, secretário municipal, Uberaba, nos últimos sete meses, pelos dados do Caged, é o segundo município que tem gerado mais empregos em Minas Gerais. “Estamos em segundo lugar só perdendo para Belo Horizonte, e o turismo tem uma participação fundamental, pois contribui com o desenvolvimento, a economia e geração de emprego”, afirmou.
O operador de Expedição, Daniel Marques da Silva, comentou que o pedal na zona rural é muito bom, pois é possível conhecer novos lugares. “Essa é a quarta edição que participo e está bem interessante. O pessoal vendendo queijo, doce, agregando valor a esse passeio ciclístico. Excelente. O pessoal da Prefeitura está de parabéns”, disse.
Por fim, a diretora de Turismo, Feiras e Eventos, Maria Aparecida Basílio, concluiu que está conseguindo atingir o objetivo do evento que é “abrir a porteira das nossas fazendas, mostrando as potencialidades, e promovendo a agricultura familiar e que cada Circuito apresenta espaços com suas particularidades.”
O evento também contou com cavalgada promovida pela Secretaria do Agronegócio (Sagri). E ainda café da manhã de boas-vindas, apresentação do projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, apresentação musical e almoço por adesão. Presentes os representantes dos realizadores e apoiadores, além dos vereadores Anderson Dois Irmãos e Cabo Diego Fabiano.
Na edição da Morro Alto, o evento teve apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Uberaba, EXP Produções, Atemto Saúde, Agrantis Fertilizantes, Innova Energy e Agro Serv.