FETI articula com instituições a criação de programa de formação e profissionalização de jovens em vulnerabilidade

Compartilhe este post

A Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI) promoveu, na manhã desta quinta-feira (14), uma reunião com instituições que oferecem cursos para a juventude de Uberaba. Esse encontro faz parte de uma série de iniciativas lideradas pela FETI, juntamente com o grupo, visando proporcionar cursos mais alinhados com a realidade e as necessidades de jovens com escolaridade e em situação de vulnerabilidade social.

A presidente da FETI e idealizadora desse movimento, professora Sônia Manzan, ressaltou a importância da integração das instituições na prestação de serviços com o intuito de transformar a vida dos jovens.

“Nosso objetivo é atender à juventude local. Muitas vezes, percebemos que os cursos oferecidos não correspondem à realidade vivenciada por esses jovens. Por exemplo, temos um curso de Administração, mas o jovem pode necessitar de um curso de Cabeleireiro para se organizar financeiramente e, assim, ter a oportunidade de retornar aos estudos e sonhar novamente”, pontuou Sônia.

A presidente também destacou que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem dado atenção especial aos desafios da escolarização dos jovens, criando inclusive iniciativas que contribuirão com a redução dos impactos causados pela distorção idade-série e da não alfabetização dos jovens.

A equipe envolvida conduziu um diagnóstico dos perfis do público-alvo, focando especialmente no conhecimento das vocações e objetivos individuais de cada jovem, além do atual nível de escolaridade. A expectativa é de que 45 jovens iniciem novos cursos em fevereiro de 2024, alinhados com as diretrizes estabelecidas pelo grupo. Além disso, as entidades planejam estabelecer um fluxo de atendimento para as necessidades de adolescentes, jovens e famílias nos cursos já existentes.

Titular da Vara da Infância e da Juventude, o juiz Marcelo Geraldo Lemos ressaltou a importância da parceria e união de todos para estruturar um fluxo de atendimento.

Participaram do encontro: Sônia Manzan, Rosileide Souto M. Mota, Rosemary Leal Silva, representando a FETI; o juiz Marcelo Geraldo; Alexandre Chibante Martins, juiz de Direito da 5ª Vara do Trabalho; Vanessa Ribeiro Mota, do Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra; Aline Braz Fonseca, do Centro Socioeducativo de Uberaba (Cseur); Priscila Maitara Avelino Ribeiro, do Polo de Evolução de Medida Socioeducativa (Pemse); Dora Lúcia Lacerda, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Maristela Rodrigues de Carvalho, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Erick Torres Garcia e Selma Lopes dos Santos, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Nara Piccirillo Souza Teles, da Escola Técnica de Formação Profissional de Minas Gerais (Efop); Claudia Patrícia Cardoso, do Centro de Formação Profissional São Jerônimo Emiliani (Cefop), e Alan Damas de Freitas Alves, da Superintendência de Políticas da Juventude (Sujuv).

Confira outras notícias: