Em busca de melhorias e ampliação dos serviços prestados pela Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI), a presidente da instituição, Sônia Manzan, acompanhada de equipe técnica, esteve em Brasília, na última semana, em reunião com os representantes da Subsecretaria de Capital Humano do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Estiveram presentes o subsecretário de Capital Humano, Rodrigo Zerbone Loureiro, e o chefe de gabinete da Secretaria de Trabalho, Fábio Nelson. O encontro foi intermediado pela assessora de Assuntos Regionais, Miria Rezende.
Entre os assuntos da pauta estava, em especial, o artigo 328, da Portaria do MTP nº 671/2021. De acordo com a presidente da FETI, a proposta foi apresentar a Fundação como instituição pública qualificadora, sendo poucas no País.
Dessa forma, foi solicitado encontrar o melhor caminho para amenizar os impactos causados pela Portaria, entre eles, a limitação de atendimento na região, um dos papéis desempenhados pela FETI. Entre os exemplos estão os municípios de Delta e Conquista, que receberam o Curso de Iniciação Profissional por intermédio de Convênios de Mútua Cooperação.
Outra solicitação levada aos representantes do MTP foi a compreensão em relação aos trâmites que a instituição passa dentro das legislações publicadas que, na maioria das vezes, impacta a FETI de maneira negativa, por ser uma instituição pública, ao contrário da grande maioria que exerce suas atividades e faz parte da iniciativa privada ou ONGs.
“Levamos até o Ministério do Trabalho e Previdência, por meio da Subsecretaria de Capital Humano, o pedido para rever a legislação e nos possibilitar implementar oportunidades, o que garantirá a ampliação do atendimento aos jovens em situação de vulnerabilidade, bem como, deixar a marca da FETI como qualificadora pública, o que, até então, era desconhecida pela Subsecretaria”, explicou Sônia. Por fim, destacou ainda que o ofício foi entregue aos representantes e, a FETI espera como feedback, a atenção e solução para as pautas apresentadas.
Além da presidente, estiveram presentes na reunião a assessora jurídica da FETI, Ana Beatriz Junqueira; o chefe do Departamento Planejamento, Projetos e Convênios, Fabiano Renato Silva; da chefe do Departamento de Iniciação Profissional, Waldirene Walter Gonçalves e da assessora de gabinete Diovana Miziara.