A fiscalização das leis de trânsito, infringidas por motoristas e motociclistas, por intermédio do videomonitoramento, completou uma semana de funcionamento em Uberaba na última sexta-feira (8).
Segundo balanço da Secretaria de Defesa Social (SDS) foram registradas 122 autuações por avanço do sinal vermelho e uma autuação por deixar de dar preferência ao pedestre na faixa nesse período. Outro levantamento, feito junto ao Banco de Dados da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge)/ Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) e repassado para a SDS pela Polícia Militar de Minas Gerais, é do registro de acidentes nos oito primeiros dias de cada mês de 2022.
Os primeiros oito dias de julho apresentaram queda de 24% no número de acidentes em relação a maio e 3% em relação a junho, mês em que foi anunciada a fiscalização por videomonitoramento. Nos meses anteriores, o índice de acidentes apresentava aumento constante, sendo que em janeiro foram registrados 78 acidentes, em fevereiro, 101; março, 103; abril, 113; maio, 115 acidentes; 90 em junho e 87, em julho.
O secretário da Defesa Social, Glorivan Bernardes, destacou que o número de acidentes começou a cair já com o anúncio da fiscalização e continuou nessa primeira semana com o videomonitoramento. “Nosso principal objetivo é salvar vidas. Cada acidente evitado é uma vitória”, ressaltou.
O uso dos dispositivos eletrônicos foi autorizado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em Resolução que regulamenta o parágrafo 2º do Artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro. Todas as vias receberam placas indicativas que são monitoradas e os agentes que fazem a fiscalização foram treinados durante o mês de junho.