Previous
Next

Fumacê começa a circular em Uberaba para combater mosquito da dengue

Compartilhe este post

A Prefeitura de Uberaba, em parceria com o Governo do Estado, inicia nesta terça-feira (7) a circulação da caminhonete de UBV (Ultra Baixo Volume), conhecida como fumacê, para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. A ação ocorre nos bairros com maior incidência de casos suspeitos, priorizando os horários de maior atividade do mosquito: das 6h às 9h e das 16h às 21h.

Os moradores de Uberaba devem ficar atentos ao itinerário do fumacê e deixar portas e janelas abertas nos horários de aplicação. Às segundas-feiras, a caminhonete passará pela Vila Olímpica na parte da manhã e pelos bairros Copacabana e Parque dos Girassóis I à tarde. Nas terças-feiras, será a vez do Jardim São Bento e da Vila Militar pela manhã e do Parque dos Girassóis I e II à tarde.

Nas quartas-feiras, o fumacê atenderá a Vila Militar e Tancredo Neves pela manhã e os bairros Jardim Espírito Santo, Jardim das Palmeiras e Vila São José à tarde. Às quintas-feiras, os bairros Vila São José e Fabrício serão atendidos pela manhã, enquanto Fabrício e Boa Vista receberão a ação à tarde. Por fim, às sextas-feiras, o fumacê circulará pelos bairros Boa Vista e Estados Unidos pela manhã e retornará aos Estados Unidos no período da tarde.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Carvalho Assumpção, a colaboração da população é essencial para o sucesso da ação. “É fundamental que, durante a passagem do fumacê, os moradores mantenham portas e janelas abertas para que o produto alcance os mosquitos que estão dentro das residências. Também reforçamos a importância de continuar eliminando criadouros do mosquito para evitar novas infestações”, explicou.

Embora seja uma ferramenta eficaz no controle de mosquitos adultos, o fumacê não elimina ovos e larvas, por isso as medidas preventivas são indispensáveis. A Secretaria de Saúde lembra que recipientes com água parada devem ser eliminados, caixas d’água devem ser bem tampadas e quintais devem ser mantidos limpos. “O combate ao Aedes aegypti é uma responsabilidade coletiva que exige esforço contínuo”, destacou Assumpção.

Além do fumacê, o Município realiza, entre os dias 6 e 10 de janeiro, o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. Cerca de 200 agentes de endemias visitarão 8.582 imóveis para mapear os pontos críticos de infestação e planejar ações de combate. A Secretaria de Saúde reforça a importância da colaboração dos moradores ao receber os agentes e permitir o acesso às áreas externas das residências.

Confira outras notícias: