A Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques” participa do II Seminário Nacional de Direito do Patrimônio Cultural, dias 6 e 7 de novembro. Considerado o principal evento sobre patrimônio histórico e cultural do país, o seminário acontece em Ouro Preto, com foco na “Mostra Vivências de Inventário do Patrimônio Cultural”.
De acordo com o presidente da FCU, Cássio Facure, a participação da equipe no seminário visa o aperfeiçoamento constante dos servidores, que terão a oportunidade de integrar debates do mais alto nível sobre os temas do patrimônio histórico. A programação do evento inclui apresentações de pôsteres sobre experiências práticas, políticas públicas e pesquisas relacionadas ao inventário do patrimônio cultural, em uma mostra que acontecerá presencialmente. A submissão de trabalhos para os eixos temáticos já foi encerrada.
O II Seminário Nacional de Direito do Patrimônio Cultural se consolida como o mais especializado evento sobre o tema no país, reunindo ministros dos Tribunais Superiores, advogados, historiadores e técnicos para fomentar discussões e enriquecimento para os profissionais da área. O evento, em sua edição 2025, terá como tema “A Proteção Jurídica do Patrimônio Cultural Inventariado”.
A participação dos servidores da FCU é fruto de uma parceria da Fundação Cultural de Uberaba com o Ministério Público de Minas Gerais, por meio de projeto e financiamento sem qualquer custo para o Poder Público. “Esta participação fortalece nossa capacidade técnica e favorece uma atuação mais qualificada na preservação do patrimônio cultural de Uberaba”, afirmou o presidente adjunto da Fundação, Alexandre Oliveira Ferreira.
Além dele, participaram do seminário o assessor jurídico Guilherme Bove Canassa; a chefe de seção e arquiteta, Daniela Velludo de Sousa, e a chefe de seção e historiadora, Bárbara Aparecida Costa Falleiros.

