Previous
Next

Fundação Cultural divulga programação da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Com o tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”, a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais será realizada pela Fundação Cultural de Uberaba (FCU) durante o mês de setembro. A programação inclui ações de Educação Patrimonial, fórum de discussão, exposição virtual e lançamento da Filial Regional do Instituto Fernando Sabino.

O evento é uma ação promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais por meio do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico, o Iepha/MG. A Jornada acontece ao mesmo tempo em diferentes municípios mineiros com o intuito de mobilizar entidades e agentes culturais para a promoção de atividades que sensibilizem a sociedade para a preservação e valorização do patrimônio cultural.

As atividades propostas pela equipe de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural são baseadas em três eixos: trajetória das políticas públicas do patrimônio cultural; novos patrimônios e novas tecnologias; e lugares de memória.

“A Jornada tem um papel fundamental na discussão de políticas de patrimônio cultural, além de funcionar como um instrumento de conhecimento para a população uberabense sobre a cultura local”, pontuou o historiador da Seção Municipal de Patrimônio Cultural (Sempac), professor Gustavo Vaz.

Confira a programação:

1º/09 (quarta) – Abertura da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais
Teatro Municipal Vera Cruz | 19h
Apresentação musical do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi
Lançamento das atividades da Jornada e da exposição virtual “Caminhos do Patrimônio Cultural”
Palestra: Percursos locais e novos horizontes na gestão do patrimônio cultural na contemporaneidade
Palestrante: Dra. Sandra Mara Dantas – Profa. do Departamento de História da Universidade Federal do Triângulo Municipal (UFTM)
Aberto ao público

02/09 a 18/09 – Ações de Educação para o Patrimônio Cultural
Tema: “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”, com destaque para a trajetória dos bens culturais (materiais e imateriais) de Uberaba
Palestra para escolas, colégios, servidores, professores, grupos, associações e músicos
Palestrante: Historiador Prof. Gustavo Vaz

22/09 (quarta-feira) – Fórum de Discussão “Caminhos do Patrimônio Cultural e Novos Horizontes”
Teatro Municipal Vera Cruz | 19h
Moderação: Arquiteta Maria Thereza Oliveira Santos (Diretora do Departamento de Fomento à Cultura e Patrimônio Histórico da FCU)
Aberto ao público

25/09 (sábado) – Lançamento da Filial Regional do Instituto Fernando Sabino
Praça Santa Terezinha | 17h
Aberto ao público

Acompanhe mais informações sobre a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais nas redes sociais da FCU: instagram.com/cultura.prefuberaba e facebook.com/cultura.prefuberaba.

Confira outras notícias: