Previous
Next

Governo Municipal e parceiros anunciam para março nova Feira do Produtor Rural

Compartilhe este post

O Governo Municipal, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri), prepara para março a abertura da Feira do Produtor Rural, agora em nova versão. Para participar, o interessado deverá apresentar laudo da produção.
O titular do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, explicou que a feira está sendo reeditada numa parceria entre a Sagri, Sindicato Rural de Uberaba, Associação dos Horticultores do Vale do Rio Grande – Horvagra e Emater.

“Conjuntamente, produtores e equipe da Secretaria definiram que o local para receber a feira será a Ceasa, e 5 de março foi a data escolhida para início dos trabalhos”, relatou o secretário. Ele informou ainda que a feira ocorrerá sempre aos sábados, das 7h às 12h.

De acordo com Celani, outros locais foram visitados com a possibilidade de realização da feira, inclusive a praça Rui Barbosa. No entanto, ele argumentou que a opção pela Ceasa se deu em razão da infraestrutura existente no local, com destaque para o galpão onde funciona a “pedra” do produtor, assim como o amplo estacionamento e banheiros. “Os produtores, a partir de março, terão segunda e quinta para as comercializações no atacado e sábado, no varejo, recebendo os consumidores da cidade na Ceasa”, complementou o secretário.

José Geraldo lembrou que além dos hortifrutigranjeiros, a Feira do Produtor Rural contará com produtos industrializados, como frangos, queijos, embutidos, doces, etc. “Para tanto, o novo formato exigirá que o produtor apresente laudo da produção (emitido por Emater ou Sagri), como meio de evitar a figura do atravessador na modalidade”, destacou. Ele ressaltou que o controle será feito pelos parceiros.

Segundo o presidente da Horvagra, Sérgio Nepomuceno, a expectativa é de que, pelo menos, 30 produtores participem desta primeira edição da Feira do Produtor. “Temos 45 inscritos, porém, a confirmação de todos no evento vai depender do número de barracas disponíveis”, acentuou. Entre os produtores que trabalham com mercadorias acabadas, além daqueles devidamente regularizados, serão aceitos também quem estiver em processo de adequação.

Para Nepomuceno a feira é mais uma oportunidade para que o produtor comercialize os seus produtos. E para este público diferente, que são os consumidores e não mais os atacadistas, Sérgio defende que os produtores apresentem preços atrativos, aqueles ofertados aos seus clientes assíduos.

Para o Sindicato Rural, ressaltou a assessora de Projetos, Raquel Ribeiro, a feira é de extrema importância pois fomenta o mercado local, valoriza pequenos e médios produtores, agregando valores em suas rendas, além de levar produtos de qualidade para a mesa dos uberabenses.

Os organizadores da feira ainda trabalham junto à Secretaria de Defesa Social (SDS), a viabilização de uma linha do transporte coletivo passando pela unidade da Ceasa, aos sábados pela manhã, como forma de facilitar o acesso dos consumidores ao local.

Confira outras notícias: