O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Defesa Social, entregou nesta quarta-feira (8) 56 pistolas de calibre ‘.380’ para a Guarda Civil Municipal de Uberaba (GCM). A verba para aquisição do equipamento é de 2019, destinada pelo radialista e ex-deputado estadual Tony Carlos. Foram destinados R$ 500 mil para a aquisição das pistolas e de 25 kits elite do dispositivo elétrico incapacitante Spark Z 2.0, ainda em processo final de compra.
Participaram da solenidade de entrega, a prefeita Elisa Araújo; o radialista e ex-deputado estadual Tony Carlos, o vereador Luizinho Kanecão, o secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes; o secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança (Comseg), Alexandre Marcelo Costa de Oliveira; o superintendente de Defesa Social, tenente Carlos Alberto Barbosa Siqueira; o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Neves, além de soldados da GCM.
A prefeita Elisa Araújo destacou a importância da instituição para o Município, principalmente durante a pandemia, em que atuou para educar e coibir situações que favoreciam a proliferação da Covid-19. “Vamos deixar a Guarda mais equipada e segura. A gente fica feliz de proporcionar isso, e que, nos próximos anos, a gente consiga estruturar cada vez mais a nossa tropa, valorizando nossos servidores e dando melhores condições de trabalho”, apontou a prefeita.
Após a entrega das pistolas, o comandante da GCM, Marcelo Neves, frisou que os equipamentos serão importantes para a execução do trabalho de patrulhamento preventivo nas ruas de Uberaba. “Com esse equipamento conseguiremos colocar mais guardas armados na rua e, como consequência, empenhar mais guardas nas abordagens e ocorrências com maior nível de periculosidade, oferecendo mais segurança para o uberabense”, explicou Neves.
Tony Carlos enfatizou o seu trabalho, enquanto deputado estadual, equipando a Guarda e ressaltou que acredita no potencial da GCM como força de segurança de Uberaba. “Se a Guarda Municipal estiver bem equipada e preparada para os desafios, somos nós [população de Uberaba] que vamos ganhar”, pontuou.