IV Semana de Saúde Bucal segue com palestras nas unidades de saúde

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Palestras educativas em todas as Unidades Básicas de Saúde e nas equipes da Estratégia Saúde da Família, ao longo da semana, vão informar a população sobre os novos critérios de biossegurança adotados para a realização dos atendimentos odontológicos. É a sequência da programação da IV Semana Municipal de Saúde Bucal, com o tema “Odontologia em Tempos de Covid-19”, aberta na manhã desta segunda-feira (25), Dia do Dentista, com um ciclo de palestras.

Serão entregues kits de higiene bucal, álcool em gel e máscaras para a população. Os itens foram doados pelas empresas Uberlândia Refrescos Ltda., Farmácia São Sebastião, Masterline, Klin Shop e pelo Rotary Club Uberaba Aeroporto. Serão beneficiadas cerca de 400 famílias mais vulneráveis identificadas pelas equipes da Saúde.

Durante a solenidade de abertura da IV Semana de Saúde Bucal, houve saudação das autoridades aos dentistas da rede pública, pelo empenho e dedicação ao longo da pandemia.

A prefeita Elisa Araújo destacou os mais de 80 mil procedimentos odontológicos realizados desde o início do ano até a semana anterior ao evento. “Para possibilitar o atendimento durante a pandemia, criamos e implantamos o serviço de Telessaúde bucal para gestantes, crianças e adolescentes. Esse trabalho foi reconhecido em todo o Estado”, elogiou a prefeita.

A chefe do Departamento de Saúde Bucal da SMS, Márcia Helena Destro Nomelini, fez um agradecimento aos profissionais em nome do seu setor. Conforme lembrou ela, “enquanto a cidade toda parou, as portas dos consultórios privados fecharam, o serviço público foi em frente, o SUS esteve na frente. Por isso, eu me orgulho muito de estar à frente deste Departamento”.

O secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, elogiou o trabalho realizado pela equipe de Saúde Bucal, coordenada pela cirurgiã-dentista. “O nosso objetivo é fazer com que a saúde pública não perca em nada para a saúde privada, e na Odontologia isso já é uma realidade em Uberaba. Por isso, neste dia de comemoração pelo Dia do Dentista, só temos a agradecer”, disse Sétimo.

O coordenador do curso de Odontologia da Universidade de Uberaba (Uniube), Luís Henrique Borges, exaltou a parceria da instituição com o Governo Municipal, por meio da qual os acadêmicos desenvolvem estágio.

“Esperamos que esta parceria continue e se fortaleça cada vez mais e que nossos alunos possam contribuir com a saúde pública, além de receberem instruções importantes para a formação deles”, estimou Borges.

Além deles, participaram da abertura o representante da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Maurício Ferreira, falando em nome da presidente, Alexsandra Fernanda Silva; Cláudia Pinto Cartafina de Andrade, representante do Conselho Regional de Odontologia (CRO-MG); e Eduardo Ferro, representante do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Na sequência, os presentes passaram a ouvir as palestrantes, conforme a programação do evento, com transmissão pelo canal do Governo Municipal no YouTube, cujo conteúdo está disponível.

Confira outras notícias: