A Seção de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, trabalha constantemente na prevenção e controle de animais sinantrópicos, por exemplo, os caramujos africanos.
Com a intensificação das chuvas e o excesso de umidade no solo, a proliferação do molusco é constante durante esse período do ano.
Chefe da Seção de Controle de Zoonoses, Luiz Gustavo Pinheiro Rodrigues destacou que a melhor forma de combater o aparecimento do molusco é com a limpeza dos quintais. “O ideal é eliminar materiais que possam servir de abrigo, como telhas, tijolos, madeiras velhas, sobras de construção e qualquer tipo de entulho que preserve umidade.”
Ele ainda apontou que a recomendação é que se recolha os caramujos e os descarte com cuidado. Sempre com as mãos protegidas por uma luva ou um saco plástico. “O recolhimento deve ser feito no início da manhã ou no fim da tarde. O animal deve ser colocado em um balde com cal, macerado e depois dispensado em lixo”, comentou.
Em casos de dúvidas e orientações, as pessoas podem entrar em contato com a Seção de Controle de Zoonoses pelo telefone 3315-4173.
A unidade também atua no combate e prevenção de pombos, escorpiões, lagartas, caramujo gigante africano, roedores e morcegos.