Marcado por novidades, retorno do Casamento Comunitário celebra união de mais de 80 casais

Compartilhe este post

Ao som da Orquestra Municipal, a 17ª edição do Casamento Comunitário celebrou, na sexta-feira (27), a união civil de 87 casais, após dois anos de suspensão devido à pandemia. O evento foi promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com o 1º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Uberaba.

Em novo espaço, a solenidade ocorreu no salão do antigo Clube Sírio Libanês, imóvel agora ocupado pela Fundação de Ensino Técnico Intensivo (FETI). O salão recebeu tapete vermelho, decoração e iluminação para a cerimônia, celebrada pela juíza de paz Taymara Cruz. Cada casal pôde levar cinco convidados, entre eles duas testemunhas. Outra novidade desta edição foi a transmissão ao vivo do evento. A íntegra pode ser conferida no YouTube da Prefeitura de Uberaba.

O objetivo do Casamento Comunitário é oficializar, gratuitamente, a união civil de casais de baixa renda, com vistas ao fortalecimento de vínculo e à garantia de direitos decorrentes do matrimônio. Em 2022, foram oferecidas 100 vagas para casais com renda de até dois salários mínimos, por meio de edital público.

Entre os casais que formalizaram a união nesta edição, estão o instalador de segurança eletrônica Eduardo Adriano Ribeiro e a frentista Juliete Custódio. “Hoje em dia, a situação financeira está difícil para todo mundo. Essa oportunidade deixou a gente mais próximo de se casar. Estamos muito felizes”, disse o noivo. “Para mim, é um sonho realizado. Uma oportunidade única”, complementou a noiva.

Para a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, a retomada do evento é um momento importante para o Governo Municipal, “onde nós estamos efetivando um direito e celebrando a união de todos vocês. Que sejam muito felizes e que tenham uma palavra constante no dia a dia de vocês: respeito”, acrescentou.

“O nosso objetivo, dentro da Secretaria de Desenvolvimento Social, é sempre promover direitos. E estamos aqui tão-somente por isso. Que todos possam realizar os desejos e sonhos juntos”, ressaltou a secretária da Pasta, Gicele Gomes, durante a cerimônia.

Além da união civil gratuita, os noivos ganharam serviço fotográfico, vale-presente, bolo e bem-casados. Eles receberão uma fotografia impressa e pen drive com fotos digitais.

Estiveram presentes na cerimônia os vereadores Almir Silva e Tulio Micheli.

Confira outras notícias: