Previous
Next

Mutirão de Castração em Uberaba começa nesta sexta-feira

Compartilhe este post

Começa nesta sexta-feira (23), o Mutirão de Castração de cães e gatos nas dependências da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel), no bairro Abadia, a partir das 7h30. Até a última quarta-feira, o Castramóvel estava em Ponte Alta, onde foram castrados 112 animais no total.
O superintendente de Bem-Estar Animal, Alberto de Faria Pereira, alertou que somente os animais cadastrados e agendados serão atendidos no Mutirão. O trabalho vai até o dia 11 de julho, inclusive aos sábados e domingos, e tem o objetivo de castrar cerca de 2 mil animais nesta edição, sendo que a meta para 2023 é de atingir 5 mil cães e gatos. Para tanto, os recursos da ordem de R$ 800 mil já estão assegurados pela Prefeitura de Uberaba.
Haverá a separação dos felinos e caninos por horário de atendimento, sendo que gatos serão castrados a partir das 7h30 e cães, a partir das 10h. A equipe vai recepcionar os animais agendados até às 14h, porém, conforme a demanda, o atendimento poderá se estender até o final da tarde. A estimativa da Secretaria de Meio Ambiente é de realizar pelo menos 120 castrações por dia.
O cadastramento dos interessados em participar dos mutirões, promovidos pela PMU, continua exclusivamente pelo formulário disponível no site da Prefeitura (www.uberaba.mg.gov.br). Se o tutor tiver mais de um animal, deverá preencher um cadastro para cada pet, individualmente. Alberto Faria lembrou que aquelas pessoas que já se cadastraram em mutirões anteriores não precisam fazer nova inscrição, pois já têm vaga garantida.
Tanto para os novos cadastrados quanto para os que já estavam na fila, a Superintendência de Bem-Estar Animal realiza o agendamento e entra em contato por telefone informando a data e horário que o tutor deve levar seu pet no Mutirão. É necessário no momento da castração, apresentar documento de identidade (RG). “Caso não sejam chamados para essa edição, os cadastrados continuam na fila para os próximos mutirões”, apontou.
Vale destacar que o animal deve estar oito horas em jejum de água e comida, e deve ter, no mínimo, seis meses de idade. O superintendente esclarece que existem restrições para animais braquicefálicos, que apresentam a cabeça de formato “achatado” e com focinho de tamanho “encurtado”, como os shih-tzu, lhasa apso, pug, buldogue francês e yorkshire, que precisam apresentar o exame ecocardiograma veterinário com laudo. Se houver dúvidas, o responsável pelo pet pode entrar em contato pelo telefone (34) 3318-0312, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Além da Superintendência/Semam, essa ação tem parceria com o Departamento de Educação Ambiental; na Secretaria Municipal de Saúde, com o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, além da Fundação Municipal de Esporte e Lazer que disponibilizou o local. O Castramóvel é contratado por meio de convênio da Prefeitura de Uberaba com o Consórcio de Municípios do Vale do Rio Grande (Convale).

Confira outras notícias: