Nova remessa de IFA para produzir vacina Astrazeneca chega neste sábado

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Anúncio foi feito pela Fiocruz, responsável pela finalização das doses em solo nacional

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que está confirmada a chegada, neste sábado (12/6), de uma nova remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção da vacina Astrazeneca contra a Covid-19.

“A aceleração da entrega dessa remessa permitirá a continuidade da produção da vacina e garantirá entregas semanais da vacina ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até 10 de julho”, divulgou em nota, sem informar quantos litros chegarão e quantas doses serão produzidas a partir do lote.

A Fiocruz tenta acelerar as próximas remessas de IFA, pois a instituição ainda permanece com capacidade de produção superior a de disponibilização do insumo. Em maio deste ano, a produção no laboratório chegou a ser parada por alguns dias devido à falta de matéria-prima- o mesmo deve se repetir a partir da próxima sexta-feira (11)

A Fundação também informou que, a partir desta semana, as entregas de doses de vacina ao Ministério da Saúde vão ocorrer em duas remessas, sendo uma às sextas-feiras, para o Estado do Rio, e outra aos sábados, para  São Paulo, de onde os imunizantes seguem para outros Estados. “A mudança se deve a um pedido da Coordenação de Logística do próprio Ministério”, divulgou.

A Fiocruz já recebeu bancos de vírus e de células para a primeira produção de IFA nacional para a vacina contra a Covid-19. A previsão é produzir 50 milhões de doses nacionais, com entrega a partir de outubro deste ano.

Fonte: O Tempo

Confira outras notícias: