Previous
Next

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética está com inscrições abertas para professores e estudantes do 8º e 9º ano

Compartilhe este post

Empresas de energia de todo o país promovem disputa com o objetivo de premiar a propagação de boas práticas no uso da energia elétrica e sustentabilidade entre os jovens 

Estão abertas, até o próximo dia 21 de outubro, as inscrições de professores e estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022). Em Minas Gerais, a Cemig é uma das distribuidoras que apoia a realização e continuidade do evento em âmbito nacional. Essa participação da Cemig reafirma o compromisso do Programa de Eficiência Energética na promoção da educação para o uso seguro e eficiente da energia.

A Olimpíada irá levar informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento através de desafios e provas. Os interessados poderão confirmar sua participação na disputa, acessando o ícone “Inscrições” no site https://onee.org.br/olimpiada. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 0800 606 9130.

A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal.


O curso direcionado aos estudantes que participarem da ONEE 2022 será composto por três módulos, que contemplarão assuntos como: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício. Os participantes com melhor desempenho receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da Aneel, em Brasília.


Games e conhecimento
 – Professores e estudantes passarão por uma capacitação prévia à realização dos desafios e provas. A disputa inclui as etapas de formação de professores através da plataforma digital, multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas que permitirão a aferição do aprendizado. Todas acontecerão de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdos online e off-line, incluindo a realização de provas em braile, denotando o caráter inclusivo do certame. Os materiais dirigidos aos estudantes são baseados no moderno conceito de “gamificação”, através de desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Durante a olimpíada, serão utilizadas técnicas de simulações e ludicidade.

Para Marcos Madureira, presidente executivo do Instituto Abradee da Energia, a iniciativa gera inúmeros benefícios a todos os envolvidos, através da multiplicação de boas práticas e engajamento geral. “Além de potencializar a participação de estudantes na disseminação de conhecimentos fundamentais para todos, esperamos que a ONEE 2022 também seja uma oportunidade de melhorar a interlocução entre distribuidoras de energia, entes públicos e sociedade”, comentou.

No projeto piloto da ONEE, realizado em 2021, foram recebidas mais de 40 mil inscrições, de estudantes de 120 municípios. Para a edição deste ano, a expectativa é de que este número se multiplique, com mais de 180 mil inscritos de ao menos 500 municípios de todas as regiões do país. 

Programa de Eficiência Energética – Atualmente, a Cemig tem diversos projetos ligados à educação em andamento por meio de seu Programa de Eficiência Energética, como a substituição de lâmpadas de escolas mineiras, sendo essa a etapa final de um projeto que se dedica à modernização de todas as escolas da rede estadual de ensino. Até o momento, mais de 2,5 mil escolas receberam o benefício e, até o primeiro semestre de 2023, outras 820 serão eficientizadas, chegando a um total de 3.328 escolas transformadas.

Ainda na área educacional, mas com o intuito de conscientizar os alunos e a população local, o Programa viabiliza a realização de um circuito de eficiência energética e palestras para alunos dos ensinos fundamental e médio.

A iniciativa contempla uma tenda tecnológica com quatro jogos interativos, com destaque para o de realidade virtual, e uma unidade móvel (caminhão) que, em seu interior, recebe o escape room. Nesse jogo, que simula uma casa e equipamentos eletrodomésticos, os participantes deverão solucionar desafios para tornar o ambiente mais eficiente.

As atividades do circuito de eficiência energética estarão disponíveis ao público dos locais visitados. Ao longo da execução do Cemig nas Escolas, serão mais de 100 municípios e 300 mil alunos beneficiados, sendo investidos aproximadamente R$ 12 milhões para a realização da iniciativa.  

Confira outras notícias: