Onze unidades de ensino da rede municipal receberam minicomputadores em doação pela Receita Federal

Compartilhe este post

Por meio do projeto Além do Horizonte, a Receita Federal doou 130 minicomputadores e 130 teclados com mouses (touch) à Secretaria de Educação (Semed), em evento nesta terça-feira, 17, no Centro Administrativo da Prefeitura.

Os equipamentos vão atender onze unidades de ensino da rede municipal; todas localizadas em bairros rurais: Cemeis Maria Assis Rezende, Nicanor Pedro da Silveira e Professora Zita Terezinha Capuço, e às escolas municipais Celina Soares de Paiva, Gastão Mesquita Filho, Maria Carolina Mendes, Frederico Peiró, Totonho de Morais, José Marcus Cherém, Sebastião Antônio Leal e Vicente Alves Trindade.

Cada Cemei receberá cinco unidades e as escolas, 15 cada uma. À EM Frederico Peiró serão repassados 10 minicomputadores. Ao todo, 2.012 alunos serão beneficiados com a doação dos equipamentos, direcionados para atividades no ambiente escolar, informou a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon.

“Esses equipamentos ajudam na transformação da educação e a educação transforma vidas; a Receita faz sua parte”, disse a agente do órgão em Uberaba, Sandra Maria Barcelos da Silva, que representou o delegado da Receita Federal de Uberlândia (sua jurisdição abrange 83 municípios, entre os quais, Uberaba).

Por meio do projeto Além do Horizonte, produtos piratas, conhecidos por TV BOX – apreendidos pelo órgão  –, foram convertidos em minicomputadores repassados às escolas públicas. Em Uberaba, a Receita desenvolve o projeto com apoio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), responsáveis pela conversão dos equipamentos.

Reitor da Universidade, Luiz Fernando Santos Anjo disse que a instituição não pode ser uma ilha, por isso abraçou essa parceria. Já a reitora do IFTM, Déborah Santesso Bonnas, afirmou: “Vimos como a pandemia aprofundou desigualdades e o quanto é preciso caminhar no sentido da inclusão digital”, avaliou.

Secretária da Mesa Diretora da Câmara, a vereadora Luciene Fachinelli representou o Legislativo no evento, que também teve a presença dos diretores das unidades beneficiadas e de outras instituições de ensino da rede municipal.

“Esses equipamentos estão chegando num excelente momento; eles vão oportunizar o desenvolvimento das habilidades dos alunos na prática de atividades que necessitam do uso das tecnologias, as quais se mostraram imprescindíveis para a educação, nessa pandemia”, afirmou Sidnéia.

Confira outras notícias: