“Lugar de mulher é onde ela quiser!”. Esse foi o grito de guerra que deu início à cerimônia de formatura de 14 mulheres do curso de operadora de empilhadeira, no último sábado (19). Elas participaram do processo seletivo da 2ª edição do programa Mulheres na Direção, da empresa de logística JSL. O evento aconteceu na Cervejaria Grupo Petrópolis e contou com a participação da Prefeitura de Uberaba, com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, parceiros da ação.
O programa Mulheres na Direção da JSL nasceu com o propósito de contribuir com as mulheres que querem conduzir máquinas pesadas, empilhadeiras, caminhões ou ônibus, em busca de capacitação e inclusão no mercado de trabalho formal.
A intermediação de mão de obra aconteceu por meio do Sine Uberaba. Mulheres cadastradas na base do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) também puderam se inscrever.
As candidatas aprovadas no processo seletivo receberam treinamento teórico e prático, contaram com acompanhamento de orientadores e aprenderam sobre os procedimentos de segurança. As formadas atuarão na operação do Grupo Petrópolis em Uberaba.
CEO da JSL, Ramon Alcaraz afirmou que a JSL acredita na diversidade. “Somos uma empresa com 30 mil colaboradores em um segmento, predominantemente masculino e queremos mudar isso. Implementamos o programa Mulheres na Direção, e junto com o Grupo Petrópolis, onde temos uma operação, pensamos em implantar aqui o programa. Nossa equipe buscou ajuda na Prefeitura e fomos muito bem recebidos por uma comissão de mulheres que nos acolheram e apostaram na ideia. Sem a Prefeitura seria inviável. Queremos abrir espaço nesse mercado de trabalho. Quero agradecer o apoio incondicional da Prefeitura e suas secretarias, do Sest Senat. Sem vocês essa ação não seria possível”, ressaltou.
A secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, disse que fazer parte do processo de formação das mulheres operadoras de empilhadeira foi um passo muito importante para a gestão municipal. “A JSL nos procurou e, a partir disso, da união de forças das secretarias municipais, o resultado é a formação dessas 14 mulheres. O Governo tem essa pauta feminina e, assim, estamos trazendo empregabilidade e emancipação”, pontuou.
A superintendente de Micro e Pequenas Empresas, Eli Foscarini, pontuou que o projeto da JSL é importante para a valorização das mulheres e inserção delas no mercado de trabalho. “Nossa parceria foi no sentido de captar as mulheres para participar do processo seletivo. Trabalho que já fazemos no Sine, mas foi de forma mais direcionada. Hoje celebramos e, a partir de agora, essas mulheres estão começando uma nova vida dentro da empresa”, afirmou.
A oradora do grupo e operadora de empilhadeira, a formanda Gizeli Costa Franco, relatou sobre todo o processo de aprendizagem e desafios. “Sozinhas somos pétalas, unidas somos rosas”, ressaltou.
Também presentes a diretora de Desenvolvimento Empresarial, Carolina Ribeiro Gonçalves, a chefe do Departamento de Trabalho, Emprego e Renda, Adriana da Silva, a psicóloga do Sine, Patrícia Emmanuelle e a coordenadora Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Anna Maia Jampaulo Andrade.