Outubro Rosa promove um olhar para a comunidade LGBTQIA+ e tem extensa programação

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Governo Municipal promove o evento “Outubro Rosa: um olhar para a comunidade LGBTQIA+”, com o intuito de abrir um diálogo com a comunidade para ouvir as demandas de saúde e apresentar os serviços disponíveis na rede. O evento será realizado nesta quarta-feira (6), às 9h30, no anfiteatro do Centro Administrativo, voltado para a comunidade LGBTQIA+ e para os servidores municipais de Saúde.

A secretária adjunta de Saúde, Valdilene Rocha, fará na abertura uma contextualização dos serviços da Secretaria de Saúde para o público LGBTQIA+. Em seguida, será promovida uma mesa-redonda: “Outubro Rosa: saúde do público LGBTQIA+”, que será composta pela representante do Movimento Trans, Skarlet Schynider, a diretora de Atenção Psicossocial, Sandra Pimenta, e a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Larissa Bandeira de Melo Barbosa. Em seguida, será realizada a palestra: “Cuidados com a saúde: risco de hormonioterapia”, com o endocrinologista Marco Fábio.

Ao longo do dia segue ainda uma extensa programação do Outubro Rosa em diversas Unidades de Saúde do município. A USF Rosa Maria promoverá uma palestra sobre autocuidado e valorização da mulher, ministrada por acadêmicos de enfermagem da UFTM e a USF Norberto, promoverá a ação educativa: A importância do Exame Papanicolau.

A USF Virlânea Augusta (Maracanã) promove nesta manhã uma palestra sobre sífilis, enquanto na UBS Dona Aparecida, realizará atividades físicas para mulheres, por meio da equipe da Residência Multiprofissional da UFTM. A UMS Luiz Meneghello fará a decoração da praça em frente à Unidade com cartazes e bexigas e dará orientações aos usuários da Unidade quanto à importância da mamografia, da coleta de exame Papanicolau e da prevenção de ISTs.

O Centro de Saúde Eurico Vilela realizará agendamento de exame de Papanicolau e entrega de pedidos de mamografia, até 13h. Na USF Ponte Alta, haverá uma palestra sobre a prevenção de câncer de mama e colo do útero e na UMS Maria Teresa, a partir das 13h, será realizada a coleta de exame Papanicolau e entrega de pedidos de mamografia.

Confira outras notícias: