Parque Tecnológico apresenta edital de inscrição de startups e projetos para o Sistema InovaLácteos

Compartilhe este post

O Governo Municipal, por meio do Parque Tecnológico de Uberaba, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), apresentou nesta quarta-feira (25), o edital de inscrição e seleção de startups e projetos para fase de pré-aceleração e incubação para o Sistema InovaLácteos (SIL). O encontro foi a segunda reunião do Núcleo de Aceleração e Inovação de Uberaba.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, o objetivo é buscar soluções para o setor produtivo e contribuir para a instalação de mais empresas de base tecnológica no Estado, o que poderá repercutir na geração de empregos, renda e, consequentemente, no desenvolvimento econômico de Uberaba e de todo o Estado Minas Gerais. “Ao incrementar o processo de inovação tecnológica na cadeia agroalimentar de lácteos, que o nosso Estado é líder, espera-se um aumento na capacidade de competição do setor lácteo mineiro”, disse.

Serão selecionados até 40 projetos/startups para a etapa de aceleração, com duração de dois meses, com suporte técnico-científico para avançarem na obtenção de um Produto Minimamente Viável (PMV), seja este um produto, serviço ou processo. Dois projetos/startups seguirão para a incubação, com duração de 10 meses, e aporte de até 25 mil reais.

A inscrição deverá ser feita até o dia 12 de junho de 2022, em formulário próprio, disponível no endereço eletrônico https://www.polodoleite.com.br/sistema-inovalacteos.

Estiveram presentes representantes das instituições: Universidade de Uberaba (Uniube), Unitecne – Programa de Empreendedorismo e Inovação da Uniube; Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT – IFTM; Polo de Inovação IFTM – Embrapii IFTM; Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); Sebrae Minas; Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu); Secretaria do Agronegócio; Empresa Mesi; Scala Laticínios; Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e equipe do Parque Tecnológico: gerente do Parque Tecnológico, Paulo Fernando Rocha Ventura, pesquisadoras de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (Fapemig), Marilís Pereira Lima Moura e Núbia Alves de Carvalho Ferreira, analistas em Gestão de Ciência Tecnologia e Inovação (Finep), Octavio Shimaru Junior e Andriely Lima Cardoso, pesquisadores em Desenvolvimento de CT&I (Fapemig), Arthur Marino e Melissa Nunes Miziara, e especialista em Administração Pública, João Batista Paranhos Júnior.

CRONOGRAMA
Período de inscrições – 9/5 a 12/6.
Início da fase de pré-aceleração – apresentação das startups em seu NAI – 20/7.
Encerramento da fase de pré-aceleração – 20/9.
Início da fase de incubação – 26/9.
Encerramento da incubação e apresentação dos resultados dos PMVs no Minas Lácteo 2023 – 13/7/2023.

Confira outras notícias: