Previous
Next

Parque Tecnológico de Uberaba participa do 1º encontro presencial do GIS-AGRO de 2022

Compartilhe este post

Nesta quarta-feira (23), o Governo Municipal, por meio do Parque Tecnológico de Uberaba, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, participou do 1º encontro presencial em 2022, do Grupo de Inteligência Setorial no Agronegócio (GIS-Agro). O encontro marcou a retomada das atividades presenciais e foi realizado nas instalações das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).

O Grupo de Inteligência Setorial no setor do Agronegócio (GIS-Agro) visa reunir os atores da inovação do Município de Uberaba, representantes da Tríplice Hélice, em um ambiente de diálogo e cooperação a fim de fortalecer o setor. É uma ação do Parque Tecnológico de Uberaba, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

A reunião desta quarta contou com um momento para apresentações e discussões sobre o Grupo e introdução da nova integrante, Augusta Fernandes, coordenadora de Marketing, representante da empresa Ubyfol. Além desse momento, todo o Grupo foi conduzido pela equipe de profissionais da Fazu para um tour por toda a extensão da fazenda escola, apresentando os espaços para cursos, pesquisas e treinamentos, além de projetos que estão em andamento.

“Atualmente, entre os integrantes, estão em andamento dois projetos para elaboração de soluções junto a duas grandes empresas do segmento. Além desses, já está no mercado desde 2021, uma tecnologia para análises de solos, fertilizantes e grãos, que surgiu a partir de um dos encontros do GIS-Agro”, pontuou o gerente do Parque Tecnológico de Uberaba e coordenador do GIS, Paulo Fernando.

Para esta nova etapa de atividades do GIS-Agro, foi proposta a realização de encontros periódicos nas instituições participantes, para que todos possam compartilhar seus espaços, apresentar suas estruturas a fim de viabilizar a aproximação entre os representantes e, consequentemente, formalização de novas parcerias.

Estiveram presentes na reunião o gerente do Parque Tecnológico e coordenador do GIS, Paulo Fernando; o diretor-geral da Fazu, Celio Eduardo Nascimento Vieira; a assessora-geral da Fazu, Heloísa Tinoco; os pesquisadores em CT&I do Parque Tecnológico, Marilís Moura; Nubia Ferreira e Arthur Duarte; os professores da Fazu, Lívia Magalhães; Diego Fraga, Rayner Sversut Barbieri e Thiago; a professora e coordenadora do Polo Embrapii IFTM, Fernanda Jardim; a pesquisadora da Embrapa Cerrado, Giovana Maciel; o superintendente Técnico da Girolando, Leandro Paiva; a coordenadora de marketing na Ubyfol, Augusta Fernandes e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFTM, Carlo José Freire de Oliveira.

Confira outras notícias: