O maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira, +Pecuária Brasil, finalmente chega à cidade de Uberaba, um dos polos da produção pecuarista do Triângulo Mineiro, com destaque para a raça Zebu. O evento de lançamento do Programa será realizado nesta quinta-feira, 17, às 14h, na sede da empresa parceira da CONAFER no programa, a Alta Genetics.
A união de esforços entre a Confederação Nacional do Agricultores e Empreendedores Rurais, a CONAFER, a empresa de expertise na reprodução animal e líder mundial em genética bovina, Alta Genetics do Brasil e o governo do município de Uberaba, por meia da Secretaria do Agronegócio de Uberaba, a Seagri, possibilitará o acesso ao +Pecuária pelos pequenos produtores uberabenses. O programa tem como objetivo o melhoramento genético do rebanho, tanto da produção leiteira quanto de corte, o que trará ganhos em produtividade e renda aos pequenos produtores rurais.
Na ocasião do lançamento do +Pecuária Brasil em Uberaba, estarão presentes, para a assinatura do ACT, a prefeita da cidade, Elisa Araújo, o diretor da Alta Genetics, Heverardo Rezende Carvalho e o presidente da CONAFER, Carlos Lopes. Também participarão do evento de lançamento o presidente da Câmara Municipal, Ismar Marão, e o secretário de Agronegócio, José Geraldo Borges Celani.
A etapa anterior do Programa ocorre desde o início do ano, quando a Seagri realizou o cadastramento dos criadores que atendiam aos requisitos exigidos para a seleção, como os relacionados à alimentação do rebanho, estrutura e escore corporal das vacas. O programa é instrumentalizado com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) pelas autoridades envolvidas, o que garante a distribuição das 600 doses anuais de material genético para inseminação dos rebanhos, por um período de 4 anos, resultando em milhares de prenhezes.
Os pecuaristas credenciados receberão todas as orientações e instruções feitas pela equipe técnica da CONAFER, desde a inseminação até a concepção do animal inseminado. A Confederação empenha todos os seus esforços em garantir a prenhez do animal, disponibilizando toda a infraestrutura humana e tecnológica necessária ao acompanhamento da gestação, o que justifica o sucesso do Programa, presente hoje em municípios das cinco regiões do país.
Mais sobre o +Pecuária Brasil
Na revolução genética do campo, o pacote tecnológico inclui a sustentabilidade
O +Pecuária Brasil chega com um pacote tecnológico completo para qualificar os rebanhos de corte e leite, gerar renda aos pequenos produtores e novos empregos na cadeia produtiva da bovinocultura brasileira.
O corpo técnico da CONAFER por meio de um plano de trabalho implanta o +Pecuária Brasil após seleção dos pecuaristas. As doses, insumos e logística são de responsabilidade da CONAFER. A alta qualidade do sêmen tem a garantia da Alta Genetics, líder mundial em genética bovina com presença em 90 países.
“ O programa +Pecuária oferece acesso aos catálogos de touros provados da melhor qualidade, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis “
Ser sustentável para gerar mais valor no campo
O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.
No +pecuária, a biotecnologia de inseminação pelo sistema iatf
O sistema IATF, Inseminação Artificial em Tempo Fixo, é uma biotécnica reprodutiva que consiste na utilização de hormônios para sincronização do crescimento folicular, indução do estro e da ovulação em vacas aptas à reprodução, aliada à inseminação artificial em momento pré-determinado, sem que haja a necessidade de observação de estros.
O maior programa de difusão genética da agricultura familiar também utiliza uma grade multidisciplinar, que além dos sêmens e hormônios, inclui a orientação e assessoria técnica na nutrição, sanidade, manejo, levando ao produtor todo o conhecimento necessário para obter a máxima performance nas prenhezes.
Vantagens competitivas aos pequenos produtores
A reprodução é decisiva na produtividade e lucratividade de um rebanho. Uma propriedade com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro. A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças.
Com o +Pecuária, pequenos produtores têm apoio técnico para o melhoramento genético do seu plantel. Tudo sem custos e com acompanhamento do gado inseminado. Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio.
Mais informações podem ser obtidas na SECOM, Secretaria de Comunicação da CONAFER, telefone: (61) 3548-4360.