PF realiza operações contra exploração sexual infantojuvenil em Uberaba

Uberaba -MGM-Foto: Divulgação.

Materiais foram apreendidos durante os trabalhos policiais.

Mais uma fase das operações “Vulneráveis” e “One by One XI” no combate à exploração sexual infantojuvenil foi realizada pela Polícia Federal em Uberaba. Vários materiais de investigados foram apreendidos.

Publicidade

Conforme informações apuradas pela Folha Uberaba, os agentes federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão relativos às operações Vulneráveis e One by One XI.

Segundo a PF, as ações têm como objetivo combater o armazenamento e compartilhamento pela internet de arquivos contendo material de abuso e exploração sexual infantojuvenil.

Durante as diligências, foram apreendidos diversos dispositivos eletrônicos.

O material recolhido será submetido à perícia criminal para extração e análise de dados, a fim de esclarecer todas as circunstâncias em apuração, identificar possíveis coautores ou partícipes e verificar indícios de outros crimes correlatos. As penas previstas para esse tipo de delito podem chegar a 10 anos de reclusão.

Operação One by One — O nome da operação, que em tradução livre significa “Um por um”, faz referência à transmissão de pacotes de dados em redes peer-to-peer (P2P) — em que o criminoso compartilha arquivos ilícitos diretamente de seu computador a outros usuários por meio de pastas públicas.

Publicidade

Operação Vulneráveis — Remete diretamente às vítimas dos crimes investigados — crianças e adolescentes, especialmente protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 241-B do ECA) por se encontrarem em condição peculiar de desenvolvimento.

Nota de Esclarecimento e Prevenção: embora o termo “pornografia” ainda conste na legislação brasileira (art. 241-E da Lei nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente), a comunidade internacional adota expressões como “abuso sexual” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem de forma mais adequada a gravidade e a natureza desses crimes.

A Polícia Federal reforça a importância de que pais e responsáveis monitorem e orientem seus filhos quanto ao uso seguro da internet.

Conversas abertas sobre os riscos do ambiente virtual, explicações sobre o uso responsável de redes sociais, jogos e aplicativos, além do acompanhamento constante das atividades online, são medidas essenciais de proteção.

Mudanças de comportamento — como isolamento repentino ou sigilo excessivo sobre o uso do celular e do computador — podem indicar situações de risco.

É fundamental ensinar crianças e adolescentes a reconhecer e denunciar contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que sempre podem buscar ajuda de adultos de confiança.

Compartilhe este post

Leia também

Opinião

Coluna Professor Gugu

Professor, Historiador e Jornalista – GUSTAVO VAZ SILVA EDUCAÇÃO: O PLANO DE CARREIRA DO ADMINISTRATIVO ESCOLAR SAIU DO PAPELEsta é uma das