Previous
Next
Previous
Next

PMU busca recursos do Estado e União para melhoria de pontes

Compartilhe este post

O Governo Municipal, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri), trabalha para realizar o levantamento de todas as pontes existentes no município de Uberaba. De acordo com o secretário da Pasta, Agnaldo Silva, a Administração Pública vai buscar a viabilização de recursos para a melhoria das mesmas tanto no estado como na federação.

Há uma semana no cargo, o novo titular do Agronegócio está aproveitando para se reunir com os responsáveis pelos departamentos, de forma setorizada e também com os técnicos da Pasta. Numa destas reuniões de trabalho, Agnaldo conversou com o chefe de Departamento de Conservação de Estradas, Álvaro Andrade, acompanhado do secretário adjunto, José Geraldo Borges Celani. Uberaba tem mais de 5.500 quilômetros de estradas rurais.

No entanto, o primeiro foco de Agnaldo é para as pontes existentes no Município. Ele solicitou ao setor um raio x completo destes equipamentos, inclusive, com fotos e relatório do estado de conservação. O titular da Sagri pediu para incluir também a demanda de mata-burros.

A ideia de Agnaldo Silva é de trabalhar o levantamento de recursos para recuperação destes equipamentos em duas vertentes. “Uma delas é pelo programa estadual encabeçado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. Por meio de projeto elaborado pelo Município, a Pasta libera vigas para pontes e mata-burros”, disse. Ele informou, ainda, que o seu antecessor já iniciou montagem de projeto solicitando peças para 10 pontes e doação de 42 mata-burros.

A outra fonte é via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Neste caso, vamos incluir as pontes que precisam de reconstrução e são, inclusive, mais extensas. A ideia é de alavancar recursos junto ao Mapa e promover, de acordo com o volume, processo licitatório”, acentuou Agnaldo, enfatizando que confia muito na ajuda do ministro Marcos Montes, mesmo porque Uberaba está entre os principais municípios do agronegócio no Brasil.

Já sobre a manutenção das estradas, Agnaldo disse que prioriza a terceirização da frota de máquinas, uma determinação da prefeita Elisa Araújo visando à eficiência e eficácia dos serviços. No entanto, Agnaldo elogiou os mais de 2 mil quilômetros de estradas vicinais recuperados pela equipe da Sagri, em 16 meses do atual Governo, inclusive, com apoio das usinas de açúcar e álcool. Também no período, a Secretaria do Agronegócio recuperou ou reconstruiu 17 pontes.

Confira outras notícias: