PMU dialoga com integrantes do setor cultural de Uberaba

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, reuniu-se nesta sexta-feira (25), com integrantes do setor de cultura de Uberaba para dialogar sobre ações de apoio e fomento para artistas da cidade. Conforme repassado à Folha Uberaba, a reunião, realizada virtualmente, atendeu ao pedido da vereadora Rochelle e contou com a participação do presidente interino da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facury.

Durante o encontro, o grupo apresentou lista com seis sugestões de ações a serem desenvolvidas pelo Governo Municipal neste ano.

Entre as demandas solicitadas estão o incentivo à cultura com abertura de editais, possibilitando que empresas da cidade possam financiar artistas e projetos, por meio do incentivo fiscal; a promoção de cursos e capacitação para agentes culturais na gestão da carreira e captação de recursos destinados ao financiamento cultural nas esferas federal, estadual e municipal; o apoio aos agentes culturais no momento da formalização profissional junto à Sala do Empreendedor para a abertura de CNPJ de Microempreendedor Individual (MEI).

Foi solicitado também o repasse de recursos para o Fundo Municipal de Cultura, previsto nas dotações orçamentárias dos anos de 2017 a 2020, e que não foi aplicado ao Fundo, e também a transparência na divulgação dos recursos destinados à gestão da cultura, geridos pela Fundação Cultural.

“O setor cultural, sem dúvidas, foi um dos mais afetados pela pandemia. Vamos estudar e avaliar, junto com a equipe técnica do Governo Municipal, como podemos colaborar e valorizar ainda mais nossos artistas, agentes culturais e, claro, a cultura que enriquece tanto a nossa cidade”, enfatizou Elisa.

Participaram da reunião, a consultora cultural Cláudia Morais; a produtora cultural, diretora de palco e sócia fundadora do Laboratório 96, Letícia Rezende; o artista plástico Paulo Miranda e o arte-educador e produtor cultural, Cairo Damasceno, o Toi.

“Elisa nos ouviu e dialogou com a gente, isso é muito importante. Acredito que é um bom diálogo para uma construção ampla de todos, em um momento tão difícil. É momento de agir em conjunto para que a gente possa avançar na profissionalização e no fomento à cultura. Apresentamos as propostas e vamos buscar os resultados”, finalizou Toi.

Confira outras notícias: