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PMU muda diretrizes para que os ecopontos passem a cumprir função social

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A Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) tem modificado as diretrizes de gestão dos ecopontos para que deixem de ser somente locais de descarte de inservíveis e cumpra a função social. A primeira medida foi conhecer, de perto, a realidade dos 22 colaboradores que cuidam dos 11 ecopontos de Uberaba, que passam a atuar em duplas em cada um deles. Também está sendo realizado um diagnóstico minucioso de todos os locais.

O secretário de Serviços Urbanos e Obras, Carlos Roberto Lopes, colocou à frente dessas mudanças as assessoras Márcia Deodato e Vivian Bellozi Fonseca. Segundo Márcia, esse trabalho será também de adequação dentro da legislação vigente, além de formas de intensificar a conscientização para a necessidade de reciclagem pelas populações nos bairros em torno desses locais. “Isso para que não seja somente um local de despejo, mas de movimentação de resíduos de forma que desonere o Município em relação aos aterros”, afirmou.

Para o superintendente de Serviços Urbanos, Túlio Bento, é uma mudança de paradigma. Ele explicou que existe atualmente um conceito de que o local serve somente para despejo de lixo e resíduos, quando, na verdade, pode ser um ponto de intermediação de destinação para reciclagem, com parcerias para destinação dos resíduos da construção, lixo eletrônico – numa logística reversa -, vidro destinado às empresas credenciadas, etc. “Dessa forma haverá um redirecionamento para quem está trabalhando com reciclagem e não somente o descarte no aterro”, disse.

A revitalização dos ecopontos pretende dar estrutura e identidade para esses locais, criando espaço para que os resíduos sejam coletados e tenham destinação de maneira correta. O superintendente destacou que isso não foi possível até o momento por conta de dotação orçamentária. “A Secretaria quer dar uma nova identidade e fazer um trabalho diferenciado”.

As responsáveis estão preocupadas em reorganizar o ecoponto, especialmente no que se refere à questão de segurança. “Já que estão localizados em pontos mais periféricos e, muitas vezes, vulneráveis, é contumaz a invasões de usuários de drogas e vândalos que destroem o local”.

Segundo Vivian, a intenção é integrar a população nessa recuperação para que ajude a cuidar desse espaço que pertence ao bairro. A Sesurb fará parcerias com as polícias ambiental e militar, promotorias e a população que reside no bairro. “O Poder Público não tem condição de cuidar sozinho, já que a própria população descarta de forma irregular o lixo e resíduos. Muitas vezes preferem deixar na porta do ecoponto a depositar no interior ou em áreas próximas, promovendo a contaminação e degradação ambiental”, lembrou.

A nova licitação pretende agregar a vigilância, aquisição de equipamentos e serviços que serão realizados dentro do próprio ecoponto. Atualmente, a empresa responsável pelos ecopontos, a Transforte, tem contrato emergencial de 180 dias. A expectativa é de que até meados de abril já tenha nova contratação em vigência.

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