Por Mozart Jr.
mozartct@yahoo.com.br.
Acompanhando os últimos acontecimentos na cidade pude observar que o clima anda quente para todo lado. Tenho sido procurado por muitas pessoas relatando fatos que mostram que o momento é bem belicoso em alguns meios.
Tivemos o caso da Câmara Municipal de Uberaba envolvendo o vereador Professor Wander, PSC, e o diretor geral da casa Glauco Braz, que registrou boletim de ocorrência onde afirma ter sido agredido verbal e fisicamente pelo edil. Segundo ele, levou um soco e o vereador proferiu xingamentos a ele e também ao presidente da casa Fernando Mendes, MDB.
O caso, ocorrido no início do mês, esta longe de estar encerrado, Comissão de Ética acionada, deveremos ter cenas dos próximos capítulos logo, logo.
Na sessão plenária de ontem, 8, o clima voltou a ficar tenso, Wander se defendeu das acusações e, pelo menos foi o que muita gente entendeu, disse que, quando presidiu a comissão de ética, teve cuidado para não cassar colegas que foram alvos de investigação, disse ainda que se a coisa for levada a ferro e fogo, não vai sobrar um dos 21 vereadores, pois, segundo ele, todos já estiveram envolvidos em situações que poderiam causar grande rebuliço caso fossem divulgadas.
O vereador também “exigiu” respeito com ele, dizendo ser um dos que mais trabalha ali e que ali não tem bobo para entrar em jogada…
O presidente da casa Fernando Mendes, que aliás também tem sido alvo de comentários nos meios políticos, já foi disso, foi duro na resposta ao vereador e o clima acabou ficando novamente tenso entre os dois, o presidente defendeu de forma peremptória o diretor geral , o que acabou causando nova cizânia entre os dois.
Agora é aguardar…
Por falar no episódio, encontrei hoje pela manhã o vereador Cb Diego Fabiano, que é membro da comissão de ética e ele disse que esse fato agitou as coisas por lá, quando conversávamos, recebeu um chamado do vereador Almir Silva tratando exatamente do assunto.
Eu disse que tenho ouvido muitos comentários a respeito de Fernando Mendes e entre eles está a estranheza de muitas pessoas com a mudança de postura em relação ao executivo, até outro dia, vale lembrar, ele era líder da prefeita na câmara…
Muitas pessoas tem comentado que o afável Fernando de ontem, deu lugar a um a um indivíduo completamente diferente após a eleição da CMU.
Outro comentário que tem sido constante nos meios políticos é em relação a postura dele com o vice-prefeito Moacyr Lopes, muita gente entende que o vereador partiu para uma ofensiva contra Moacyr na tentativa de utilizar uma estratégia, sabendo do temperamento explosivo do vice, dizem as mas e até algumas boas línguas, a ideia seria provoca-lo aponto dele explodir e decidir sair da vida política de vez… Caso seja essa uma estratégia, ainda não deu os frutos esperados.
Também os ataques de Fernando ao ex-colega e agora secretario de educação do governo Elisa, Celso Neto, não passaram despercebidos, pra algumas pessoas do meio, isso já seria visando 2024, pois, segundo fontes da coluna, o vereador e seu grupo tem um projeto de poder delineado.
Aliás, também corre por aí que tem gente influente na política local e que esteve em outro barco na eleição passada, mandou recado em alto e bom som em reunião da SEPLAN e no recado o nome do presidente da CMU foi mencionado com muita ênfase…
É pagar pra ver…
Quem acha que a situação está quente só aí, não tem acompanhado a disputa pela Adefu… A situação por lá já virou caso de polícia faz tempo, pelo menos duas ocorrências foram registradas por conta da disputa pela presidência da instituição.
O candidato Renato Freitas, acionou a Folha Uberaba declarando que foi agredido verbalmente e proibido de ter acesso a documentação da associação, o que fez com que ele registrasse um boletim de ocorrência, em outra ocasião, recebeu mensagens de associados dizendo que, atuais membros da diretoria estavam espalhando que, caso ele ganhe as eleições, vai fechar a instituição.
Eu tentei contato com a associação, porém ainda não obtive resultado.
E por fim, não tem como não falar da nova empresa responsável pela limpeza urbana, Sistemma é o nome né, mas vamos falar sério, o que tem sido sistemático ali são os problemas, material de trabalho comprometido, atrasos em repasse de ticket e salários, não cumprimento de promessas … Virou até meme já, quando alguém reclama da situação, o pessoal responde:
“Sistemma é f… Parceiro…”

