Previous
Next

Polícia Civil de Barretos e Agência de Inteligência da 5ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais desmantelam organização criminosa responsável por roubos de máquinas agrícolas

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A execução da operação conjunta contou com a participação das guarnições ostensivas da Polícia Militar e da Polícia Civil de Minas Gerais
A Polícia Civil de Barretos, por intermédio da DIG/DISE, e a Agência de Inteligência da 5ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (AR5), com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar de Minas Gerais desencadearam na manhã de hoje a operação denominada “Rapina”, destinada a prender membros de organização criminosa, baseada no Estado de Minas Gerais, a qual tem praticado diversos furtos e roubos de máquinas agrícolas no interior de São Paulo.
A investigação e o trabalho de inteligência iniciaram-se em 24 de Junho deste ano, quando ao menos 8 (oito) indivíduos invadiram uma fazenda na zona rural de Barretos, rendendo os moradores, tendo subtraído dali três tratores, além de dois veículos pertencentes às vítimas.
Desde então, os investigadores de Barretos e os policiais militares da Agência de Inteligência da 5ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais passaram a investigar e a desenvolver atividades de inteligência sobre os fatos. A investigação e as atividades de inteligência identificaram 7 (sete) indivíduos residentes na cidade de Uberaba/MG e 1 (um) morador da cidade de Frutal/MG, os quais são suspeitos de participarem do citado roubo.
Com o avanço das investigações, foi possível confirmar o envolvimento desses homens em pelo menos outros 5 (cinco) roubos ou furtos de máquinas agrícolas ocorridos no interior paulista, sendo 1 (um) em Barretos, 2 (dois) em Olímpia, 1 (um) em Vista Alegre do Alto e 1 (um) em Jaborandi.
As atividades de inteligência ainda em andamento apontam que os meliantes também teriam cometido crimes em cidades mineiras.
De acordo com o apurado, os meliantes efetuavam prévio levantamento de fazendas alvos, e, no período noturno, invadiam o local e furtavam as máquinas agrícolas. Caso encontrassem moradores, os rendiam com emprego de armas de fogo, restringindo sua liberdade e roubavam as máquinas, carregando-as em caminhões.
Além disso, para evitar que fossem presos em flagrante, os meliantes, com auxílio de empresas de fachada, emitiam notas fiscais formalmente verdadeiras para legitimarem o transporte das máquinas até os receptadores.
No decorrer do trabalho conjunto entre a Polícia Civil de Barretos e a Agência de Inteligência da 5ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, foi preso em flagrante em Pirajuba/MG um dos membros da organização criminosa. O homem conduzia um caminhão e transportava um trator que havia acabado de ser roubado na cidade de Jaborandi/SP. Naquele ocasião, as vítimas foram libertadas pelas forças policiais e o trator a elas devolvido, sendo o caminhão apreendido.
Em relação a esta fase da operação policial e com base nas investigações, a autoridade policial que presidiu o feito solicitou à Justiça 15 (quinze) mandados de busca e apreensão e 5 (cinco) mandados de prisão contra os membros da citada organização criminosa. Os mandados foram deferidos pela Justiça, após concordância do Ministério Público e foram cumpridos na segunda-feira.
As diligências foram efetuadas nas cidades mineiras de Uberaba e Frutal.
Participaram da operação 81 (oitenta e um) policiais da PMMG, PCMG e PCSP, estando todos distribuídos em 26 (vinte e seis) viaturas.

Confira outras notícias: