Foto: Divulgação/PF
Equipamentos foram apreendidos durante a operação
Equipes da Polícia Federal realizaram a operação “Chave Digital” em Uberaba. Um sujeito investigado foi preso em flagrante.
Conforme informações apuradas pela Força olha Uberaba, a operação tem como objetivo investigar um esquema de fraudes bancárias eletrônicas realizado por um grupo criminoso que, entre agosto e setembro de 2021, acessou ilegalmente contas digitais de terceiros vinculadas à Caixa Econômica Federal.
Segundo a PF, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Uberaba e as investigações revelaram que os suspeitos utilizaram uma conexão de internet registrada em nome de um dos envolvidos para invadir contas digitais e realizar pagamentos de boletos fraudulentos.
Ainda de acordo com as investigações, as transações eram feitas por meio de contas digitais, com a intenção de movimentar valores obtidos de forma ilícita e as fraudes tinham como objetivo dificultar o rastreamento dos recursos financeiros e ocultar sua origem, configurando crimes de furto mediante fraude.
A análise de dados conduzida pela equipe de investigação foi crucial para identificar a atuação do grupo e embasar as ações judiciais que resultaram na operação.
Durante o cumprimento de um dos mandados, um dos investigados foi preso em flagrante após danificar deliberadamente seu celular e um dispositivo de armazenamento de dados. O suspeito responderá pelos crimes de supressão de documento e fraude processual.
A Polícia Federal reforça seu compromisso no combate a crimes cibernéticos, garantindo a proteção do sistema bancário e do patrimônio dos cidadãos brasileiros.