A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), inicia na segunda-feira (7) os encontros que antecederão o Fórum de Políticas Públicas para Mulheres, previsto para dezembro deste ano. A iniciativa é uma parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
O pré-fórum ocorrerá nos territórios dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Uberaba. Serão oito encontros, entre 7 de agosto e 15 de setembro. A primeira reunião será no CRAS Décio Moreira, no bairro Elza Amui, às 14h.
O público-alvo dos encontros são mulheres da região de abrangência de cada CRAS. As reuniões serão conduzidas pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, órgão vinculado à Seds, e por alunas do curso de Serviço Social da UFTM.
Durante o encontro, haverá a aplicação de um questionário para identificar o perfil e necessidades da mulher uberabense, a partir dos eixos Saúde, Educação, Emprego e Renda, Habitação e Violência.
Conforme a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Anna Maia, as reuniões também serão um espaço de escuta ativa. “A partir dos dados obtidos, mapearemos as principais demandas do público feminino para discuti-las no Fórum, em dezembro, com vistas ao fortalecimento e construção de políticas públicas efetivas”, afirmou.
No mês de agosto, o pré-fórum percorrerá os CRAS dos bairros Residencial 2000, Abadia, Morumbi e Chica Ferreira. Já em setembro, os encontros ocorrerão nos Centros de Referência de Assistência Social do Boa Vista e Tutunas. O formulário de diagnóstico também será disponibilizado para preenchimento on-line, após os encontros presenciais.