Previous
Next

Prefeitura abre Novembro Azul com capacitação para profissionais da Saúde

Compartilhe este post

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), abriu a programação do Novembro Azul, nesta terça-feira (5). A campanha visa a conscientização sobre o câncer de próstata, com incentivo para os exames preventivos os cuidados com a saúde. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Para dar início ao Novembro Azul, foi promovida uma capacitação para profissionais da Saúde, ministrada pelo médico urologista da Unidade Regional de Saúde do São Cristóvão, Daniel Pinheiro. No treinamento, foram abordados tópicos como prevenção, diagnóstico, manejo do câncer, cirurgia, tratamentos e medicações, além de abrir espaço para perguntas.

Durante o evento, a diretora de Atenção à Saúde, Aline Tristão, ressaltou que a campanha visa incentivar o usuário a procurar os serviços que já são oferecidos. Na rede pública, a porta de entrada está nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que fazem os encaminhamentos para a Atenção Especializada, conforme cada demanda. “É sobre acolher esse paciente nas nossas Unidades Básicas como um todo. O Novembro Azul é para cuidar da saúde do homem”, reforçou.

Em novembro, as UBS irão promover palestras com temas diversos sobre a saúde do homem para os usuários, durante as salas de espera. Essas atividades contarão com a participação da equipe multiprofissional composta por técnico de enfermagem, enfermeiro, médico, agente comunitário de saúde, nutricionista, fisioterapeuta, dentistas e psicóloga. A campanha de conscientização também contará com apoio de docentes e acadêmicos da Uniube e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Vale destacar que no dia 21, a Unidade de Saúde da Família (USF) Julieta A. Cunha fará uma visita na Usitécnica para dialogar com os funcionários da indústria. Já no dia 28, a partir das 8h, a UBS Juca Inácio irá promover consultas para requisição de exame PSA e encaminhamento para Urologia.

Confira outras notícias: