Prefeitura anuncia medidas para reforçar segurança nas escolas

Compartilhe este post

A Prefeitura de Uberaba, a partir do grupo de trabalho formado nesta segunda-feira (10), que reuniu representantes de todas as forças de segurança do município e secretariados, estabeleceu medidas para reforçar a segurança das escolas após os recentes casos de violência registrados no país.

De acordo com a prefeita Elisa Araújo, a partir de hoje, já estão sendo tomadas medidas imediatas em todas as escolas municipais, com atenção também às estaduais e privadas. “Nosso objetivo é unir esforços, mais do que nunca, para dar uma resposta à sociedade, por isso nosso primeiro passo será a ação efetiva e conjunta da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal em rondas ostensivas, principalmente nos próximos 30 dias, com maior ênfase em possíveis dias de ameaças, que estão reverberando nas redes sociais, alinhada ao trabalho de inteligência e psicológico, reforçado em atividades em todas as unidades de ensino”, explicou.

O secretário de Educação, Celso Neto, lembrou da importância da criação de um protocolo de ações de prevenção e combate para determinadas situações de riscos. “Estamos aqui hoje para alinharmos nossa atuação dentro das escolas, como forma de monitorar e entender o comportamento dos alunos, com profissionais cada vez mais capacitados, mantendo a boa relação com todas as forças de segurança do município. Precisamos, juntos, estabelecer um protocolo para um programa de escola segura, que seja um modelo, na cidade”, concluiu.

Entre as medidas a médio e longo prazo, estão previstas ainda palestras orientativas para alunos e comunidade escolar; criação de protocolos de segurança para toda a rede de ensino; orientação de primeiros socorros, treinamento e formação de novos brigadistas, ofertado pelo Corpo de Bombeiros; criação de uma cartilha pedagógica com orientações sobre segurança; campanhas educativas para TV e rádio; ações integradas com a rede de assistência psicossocial; cursos de ações preventivas para os vigias e reforço na instalação de câmeras de videomonitoramento e controle de acesso.

Estiveram presentes durante o encontro, representantes da Secretaria de Governo, Comunicação, Educação, Defesa Social, Saúde e Desenvolvimento Social; da Superintendência Estadual de Ensino; das Polícias Militar e Civil, Guarda Civil Municipal; do Corpo de Bombeiros; Ministério Público; Defesa Civil; Polícia Federal; Comseg; Comdicau; Vara da Infância e da Juventude, da Comarca de Uberaba e diretores de colégios privados, além dos vereadores Almir Silva, Lu Fachinelli, Ismar Marão e do deputado federal Zé Silva.

A líder do Executivo reforçou que o núcleo de trabalho formado com as forças de segurança continuará se reunindo para intensificar a discussão e a execução de estratégias nas escolas. A Prefeitura reitera que toda denúncia deve ser feita às autoridades policiais, assim como qualquer suposta ameaça deve ser encaminhada para devida investigação. Devido aos boatos sobre novos ataques, que estão surgindo nas redes sociais, a Secretaria de Educação reforça a importância de se informar por meio de canais oficiais e se disponibiliza para tirar dúvidas e fornecer informações.

Confira outras notícias: