Prefeitura assina parceria com Associação Anjos do Bem para gestão do Centro-Dia para Pessoas Idosas

Compartilhe este post

Prefeita assina parceria com Associação Anjos do Bem para gestão do Centro-Dia – F – Lílian Veronezi – PMU

A Prefeitura de Uberaba formalizou, nesta terça-feira, 22, a parceria com a Associação de Acolhimento ao Idoso Anjos do Bem para a gestão e execução dos serviços do Centro-Dia para Pessoas Idosas. O Termo de Colaboração foi assinado pela prefeita, Elisa Araújo, pela secretária de Desenvolvimento Social, Anna Maia, e pelo presidente da Associação Anjos do Bem, Thiago Fernando Borges. Conforme o Plano de Trabalho, a parceria terá vigência de 48 meses.

Segundo, Anna Maia, com a conclusão dos reparos na estrutura, a Seds inicia, nesta quarta-feira, 23, a entrega do mobiliário armazenado no Centro de Distribuição da Prefeitura. Entre os itens estão cadeiras, poltronas, armários, mesas, camas e colchões hospitalares, cadeiras de rodas e banho, além de equipamentos assistenciais, de apoio à saúde e para atividades de convivência, lazer e estímulo à autonomia.

Publicidade

A Comissão Reguladora de Vagas, formada por profissionais da assistência social e da saúde, em conjunto com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), faz a seleção dos usuários. Para as 30 vagas que serão disponibilizadas, 10 idosos foram selecionados, após visitas domiciliares e avaliação de critérios como situação socioeconômica, vínculos familiares e grau de autonomia. As famílias que quiserem saber mais sobre o serviço podem procurar o Creas na Rua Lauro Borges, nº 139, ou ligar para o telefone (34) 3317-1500.

A prefeita Elisa Araújo destaca o avanço da política municipal para a pessoa idosa e a implantação do Centro-Dia como uma nova alternativa de cuidado, com a preservação dos vínculos familiares. “Uberaba avançou muito na política da pessoa idosa, fortalecendo as instituições de longa permanência, ampliando os repasses e promovendo melhorias nos serviços. Também avançamos com a reforma da UAI e ações nos bairros. Hoje concretizamos mais uma etapa para o início da operação do Centro-Dia, uma nova alternativa de cuidado que permite ao idoso receber assistência durante o dia e manter o vínculo com a família. É um avanço importante para os idosos e para suas famílias, e vamos continuar trabalhando para ampliar essa política”, destacou.

Para o promotor de justiça de Defesa da Pessoa Idosa, Douglas Willian Silva Diniz, o Centro-Dia preenche uma lacuna na rede de atendimento à pessoa idosa ao oferecer uma resposta de média complexidade, além de beneficiar também as famílias responsáveis pelos cuidados.

“O Ministério Público vê essa iniciativa do Centro-Dia com muito bons olhos e espera que a experiência de Uberaba seja bem-sucedida e possa servir de modelo para outras cidades, pelo cuidado diferenciado e pela promoção da dignidade da pessoa idosa. E é importante lembrar que também precisamos cuidar de quem cuida. Quando a família sabe que seu idoso está sendo bem atendido durante o dia e poderá voltar para casa com segurança, ela consegue trabalhar com mais tranquilidade e bem-estar. O Centro-Dia, portanto, beneficia toda a família”, reforçou.

À frente da Associação Anjos do Bem, Thiago destaca a experiência acumulada no atendimento à pessoa idosa e a expectativa com a implantação do novo serviço. Para ele, o Centro-Dia amplia as alternativas de cuidado e reforça a importância de preservar a convivência familiar antes da institucionalização.

Publicidade

“Trabalho com idosos há quase 15 anos. Estamos muito felizes e com uma expectativa grande, porque o Centro-Dia é um serviço aguardado há muito tempo por Uberaba. Defendo que o acolhimento institucional seja sempre o último recurso e que o idoso tenha outras alternativas de cuidado, preservando seu protagonismo, sua convivência familiar e recebendo a atenção e o carinho que merece”, ressaltou.

Confira outras notícias: