Previous
Next

Prefeitura Municipal e SRU firmam parceria possibilitando equipar Brigadas Rurais

Compartilhe este post

Governo Municipal e Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba (SRU) assinaram na tarde de quarta-feira (24) termo de parceria, possibilitando à Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente repassar R$80 mil para equipar as duas primeiras brigadas rurais no Município.

De acordo com Gilberto Oliveira Dias, presidente do SRU, pelo instrumento a gestão do Projeto de Combate a Incêndio Florestal e formação de Brigadas Voluntárias em comunidades rurais passa agora a ser compartilhada entre o Sindicato e o Governo Municipal. A medida, explicou ele, possibilitará à Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente das Bacias Hidrográficas dos rios Paranaíba e Grande repassar R$ 80 mil, oriundos de medidas compensatórias decorrentes de danos ambientais, ao Município para que a mesma promova a compra dos materiais necessários para equipar as duas primeiras brigadas rurais, sendo uma na Comunidade de Santa Fé e outra, na Baixa.

A assessora de Projetos do SRU, Raquel Ribeiro, uma das entusiastas da proposta de Brigadas Voluntárias, afirmou que a escolha das duas comunidades seguiu mapa de calor registrado pelo Corpo de Bombeiros quanto aos principais focos de incêndio na zona rural de Uberaba, em 2020. Ela adiantou, no entanto, que a Promotoria do Meio Ambiente já acenou com a possibilidade de liberar mais recursos, sendo que a ideia é montar e equipar brigadas em pelo menos 15 comunidades rurais. “Sabemos que não vamos resolver o problema das queimadas por completo, mas podemos amenizar bastante o quadro”, frisou Raquel.

A prefeita Elisa Araújo lamentou que os incêndios sejam um problema tanto na zona rural, como na zona urbana. “Porém, como diz o ditado, Deus dá o fardo para quem tem condições de carregá-lo, estamos trazendo soluções em parceria a fim de beneficiar a coletividade”, ressaltou, enaltecendo o apoio fundamental da Promotoria do Meio Ambiente. Elisa destacou ainda o trabalho voluntarioso dos bombeiros no combate e prevenção de incêndios, sendo, inclusive, os responsáveis pelo treinamento das brigadas e equipes de empresas neste tipo de ação. Oportunamente, a chefe do Executivo afirmou estar otimista no tocante à solicitação feita ao governador Zema para que Uberaba tenha a sua base de Comando Regional do Corpo de Bombeiros, se desgarrando de Uberlândia.

Diante de proposta lançada na reunião por produtores para que as usinas e grandes empresas rurais se equipem melhor com caminhões-pipas, a prefeita Elisa Araújo determinou ao secretário do Agronegócio, José Geraldo Celani, para que coordene reunião no sentido de debater a viabilidade da ideia, o mais breve possível.  Segundo relato apresentado à prefeita, o período de prontidão dos pipas ocorreria entre maio e setembro, em área devidamente mapeada, o que ajudaria sobremaneira no combate ao princípio de incêndio.

De acordo com o titular da Sagri, assim que o recurso da Promotoria cair em conta, será aberto processo licitatório para compra dos equipamentos. Dentre eles, citou, estão abafadores, mochila costal, ferramentas de sapa e equipamentos de proteção como capacete, óculos e perneiras.

Confira outras notícias: