Prefeitura Municipal participa da inauguração do Senai Lab

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Nesta sexta-feira (22), a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, participou da inauguração do Senai Lab, espaço para a criação, experimentação, prototipagem, compartilhamento, trabalho em conjunto, interação com startups, projetos integradores e de inovação do Senai Uberaba. Acompanhando a chefe do Executivo, a secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Cynhia Bessa de Souza, e o gerente do Parque Tecnológico de Uberaba, Paulo Fernando Rocha Ventura.

“É uma felicidade ver esse espaço ‘maker’ concretizado no Senai, para o desenvolvimento de soluções para a indústria. É importante a tríplice hélice conectando a indústria, universidade e Governo. E o papel do Poder Público é fazer esse ‘match’, o encontro entre a indústria e a universidade. O Poder Público está aqui para entregar aquilo que a comunidade precisa para desenvolver juntos e prosperar nossa cidade”, afirmou Elisa Araújo.

Silvânio Márcio Fernandes, gerente do Senai Uberaba, explicou que, atualmente, há vários espaços ‘maker’ para a criatividade e inovação, e no caso do Senai Lab o foco é a indústria. “Neste espaço será possível desenvolver projetos, idealizar produtos e depois ir para a indústria fabricar. Tem objetivo de promover a criatividade, inovação e o suporte fundamental para a indústria, para que ela faça todo seu teste no laboratório antes de lançar no mercado. Temos maquinários para suporte, como CNC, impressora 3D, corte a laser, para gerar ideias, produtos, aplicando na indústria e em outros setores”, pontuou o gerente do Senai Uberaba.

“A inauguração desse espaço é de suma importância para o desenvolvimento da nossa cidade uma vez que a Sedec e a gestão do Parque Tecnológico – que em breve entregará o Centro de Inovação para a comunidade – estão engajados na busca de novos investimentos e da valorização da nossa indústria e empresariado local, mas sem a capacitação de mão de obra nada acontece. Então a tríplice hélice é de suma importância, ou seja, universidade, município e indústria juntos nessa busca do desenvolvimento e na geração de emprego e renda qualificada”, ressaltou a secretária adjunta da Sedec, Cynhia Bessa de Souza.

Por fim, o gerente do Parque Tecnológico de Uberaba, Paulo Fernando Rocha Ventura, exaltou a importância de participar como agente de conexão de mais um espaço, um espaço ‘maker’, que é onde a teoria é aplicada à prática. “O aluno, o cidadão, a indústria têm a oportunidade de vivenciar na prática um espaço de inovação real na área da indústria e nós, como agentes da tríplice hélice, estamos para ampliar ainda mais essa conexão.”

Confira outras notícias: