O governador Romeu Zema lançou, na terça-feira (31), o Compete Minas, um programa de fomento à inovação junto a empresas, cooperativas, startups e universidades, por meio do lançamento de dois editais, no valor integral de R$ 100 milhões, para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemig).
O lançamento aconteceu na sede da Fapemig, em Belo Horizonte, e contou com a presença de representantes do Governo Municipal de Uberaba. Estiveram presentes a assessora de Assuntos Regionais, Miria Rezende; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, e o gerente do Parque Tecnológico de Uberaba, Paulo Fernando Rocha Ventura.
Para o secretário Rui Ramos, o Compete Minas é uma conexão perfeita entre a iniciativa privada e as universidades que têm tudo a ver com as atividades que são desenvolvidas no Parque Tecnológico de Uberaba. “A nossa presença foi importante e Uberaba tem muito a ganhar com esse programa. Vamos procurar fazer ações junto à iniciativa privada para que eles se engajem e se cadastrem para fazer parte deste importante programa de inovação tecnológica”, afirmou.
Os editais do Compete Minas foram divididos em duas linhas e há previsão de que sejam publicados no dia 6 de junho, no site da Fapemig. O objetivo do Compete Minas é aumentar o faturamento das empresas mineiras por meio de produtos cada vez mais tecnológicos; ganhar novos mercados no Brasil e no mundo; ter produtos inovadores gerando emprego e renda; estreitar a relação entre Instituições Científicas e Tecnológicas do Estado de Minas Gerais (ICTMG), empresas e o setor público; desburocratizar o apoio à inovação; e aumentar o PIB mineiro em todos seus setores por meio da tecnologia e da inovação.
“A nossa presença foi importante para conhecer como vai funcionar o programa de investimentos em inovação e tecnologia, e aplicá-lo em Uberaba. Conhecendo do sistema, agora vamos disseminar na nossa região”, finalizou o gerente do Parque Tecnológico de Uberaba.