As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras realizou, do dia 1º de janeiro ao dia 10 de fevereiro deste ano, 167 ações de tapa-buracos em 135 vias de 52 bairros, sendo 128 em janeiro e 39 em fevereiro. O secretário interino da Pasta, Pedro Arduini Guedes lembra que “asfalto e água não combinam e com certeza, se não tivéssemos passando por período de intensas chuvas, este número seria bem superior”.
Para a realização desse trabalho foram necessárias 585 toneladas de massa asfáltica. Ele explica que os serviços de manutenção e recuperação de vias acontecem de forma contínua e que atualmente são três equipes que atuam em frentes distintas pela cidade.
Segundo o superintendente de Serviços Urbanos, Túlio Bento, o trabalho consiste na remoção do asfalto comprometido, regularização e limpeza da área que foi recortada, aplicação de massa asfáltica, com posterior compactação. Em algumas situações é preciso recompor a base devido ao comprometimento na pavimentação da via, por infiltração de água, causando o “emborrachamento” do asfalto.
A manutenção de vias e tapa-buracos não pode deve ser realizada em dias chuvosos porque a umidade compromete a qualidade do asfalto, ou mesmo inviabiliza a aplicação da massa asfáltica, dificultando assim sua manutenção nesses períodos.
O Governo Municipal está preparando novo processo licitatório para a contratação de empresa para ampliação das equipes que executam o tapa-buracos. “Serão mais quatro novas equipes que devem começar atuar ainda no primeiro semestre para atender a população de forma mais célere e eficiente, especialmente após o período chuvoso”, disse.
Por outro lado, acrescenta Túlio, a Sesurb está também em análise para contratação de empresa para a realização de recapeamentos asfálticos, nas vias cujo tapa-buracos seja insuficiente em razão da gravidade das condições da pavimentação.