Previous
Next

Prefeitura não apresenta proposta de reajuste para os servidores

Compartilhe este post

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) recebeu a proposta de reajuste zero para os salários e para o tíquete-alimentação dos servidores em 2025 em reunião com a Prefeitura de Uberaba nesta segunda-feira (31).

A reunião aconteceu após o SSPMU cobrar oficialmente o início das negociações salariais, quase um mês após protocolar a pauta de reivindicações sem retorno da Administração. Sem a presença da prefeita, participaram representantes do Comitê de Gestão Eficiente. A justificativa apresentada foi de que “é hora de recuar”.

O presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, e o vice-presidente, Phablo Lemes, destacaram a necessidade urgente da recomposição salarial e apresentaram cálculos que comprovam a viabilidade do reajuste. No entanto, apesar do reconhecimento técnico da argumentação sindical, a única proposta da Prefeitura foi postergar qualquer negociação para 2026, mantendo os servidores sem reajuste este ano.

“Estamos há um mês aguardando o início das negociações e recebemos como resposta uma proposta inaceitável: zero por cento de reajuste. Isso significa perda real de poder de compra e desvalorização do trabalho essencial que prestamos à cidade. O SSPMU não aceitará esse retrocesso e seguirá firme na luta por um reajuste digno e justo para toda a categoria”, ressaltou Luís.

A pauta protocolada pelo Sindicato pede reajuste salarial de 15%, considerando ganho real e perdas salariais dos últimos quatro anos; aumento de 10% no tíquete-alimentação; abono natalino de R$ 418,39, além do pedido de revisão geral da Lei Complementar 499/2015, e implantação progressiva do tíquete-alimentação para aposentados e inclusão dos inativos na licitação do plano de saúde dos servidores.

Confira outras notícias: