Prefeitura promove capacitação sobre identificação e enfrentamento do trabalho análogo à escravidão

Imagem: Divulgação

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), promove, no dia 21 de outubro, a capacitação “Trabalho Digno em Foco: Identificação, abordagem e encaminhamento de situações de trabalho análogo à escravidão”. O encontro será das 8h às 12h, no anfiteatro do Memorial Chico Xavier, localizado na Avenida João XXIII, nº 2.011, Parque das Américas.

Segundo o chefe do Departamento de Proteção Social Especial, João Pedro Ribeiro, a capacitação é destinada a profissionais que atuam na rede de assistência social e demais serviços da rede intersetorial. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas por meio do link https://forms.gle/NbrwL6YBAX6pAGt57. O objetivo é qualificar profissionais para o reconhecimento, a abordagem e o encaminhamento de situações de violação de direitos relacionadas ao trabalho análogo à escravidão.

Publicidade

Participam da programação, como palestrantes, a auditora-fiscal do Trabalho e chefe da Fiscalização da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Uberaba, Raquel Baldo, o auditor-fiscal do Trabalho em Uberaba, Humberto Monteiro Camasmie; o procurador do Trabalho em Uberlândia e professor universitário, Paulo Gonçalves Veloso; o juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de Uberaba e gestor regional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-MG, Alexandre Chibante Martins, e representantes da Polícia Federal em Uberaba.

Além das apresentações, o encontro terá espaço para perguntas, diálogo e troca de experiências, permitindo que os participantes conheçam os procedimentos e as possibilidades de atuação de cada instituição. A iniciativa busca fortalecer a atuação integrada entre as instituições que participam da rede de proteção, ampliando o conhecimento sobre os papéis e os fluxos de atendimento de cada órgão e contribuindo para uma resposta mais articulada diante dessas situações.

Serviço
Evento: “Trabalho Digno em Foco – Identificação, abordagem e encaminhamento de situações de trabalho análogo à escravidão”
Data: 21 de outubro de 2026 (quarta-feira)
Horário: 8h às 12h
Inscrições: https://forms.gle/NbrwL6YBAX6pAGt57.
Local: anfiteatro do Memorial Chico Xavier, localizado na Avenida João XXIII, nº 2.011, Parque das Américas

Compartilhe este post

Leia também