Presidente do Cistrisul, Elisa inaugura base do Samu Regional em Itapagipe

Compartilhe este post

Foto: PMU

A prefeita de Uberaba e presidente do Consórcio de Urgência e Emergência do Triângulo Sul (Cistrisul), Elisa Araújo, inaugurou oficialmente nesta quinta-feira, 2, em Itapagipe, a base descentralizada do Samu Regional Triângulo Sul, ao lado do secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, e do prefeito Ricardo Garcia.

A base integra a rede do Samu Regional Triângulo Sul, em funcionamento desde dezembro do ano passado. A estrutura é composta por 17 bases descentralizadas, equipadas com ambulâncias e equipes de saúde, distribuídas entre os 27 municípios da Macrorregião de Saúde Triângulo Sul, beneficiando cerca de 800 mil pessoas.

O Samu Regional foi implantado por meio de convênio de R$ 18,4 milhões entre o Governo de Minas Gerais e o Cistrisul. O recurso possibilitou a aquisição de 24 ambulâncias – 19 Unidades de Suporte Básico (USB) e cinco Unidades de Suporte Avançado (USA) -, além da compra de equipamentos e materiais para as bases descentralizadas.

O objetivo do serviço é qualificar o atendimento pré-hospitalar de urgência, garantindo os primeiros socorros ainda na ambulância, além de reduzir o tempo de resposta e de deslocamento até a unidade de saúde de referência. Antes da regionalização do serviço, apenas Uberaba contava com do Samu no Triângulo Sul.

“Uberaba é a cidade-polo da região e tem a responsabilidade de receber pacientes de todo o Triângulo Sul. Mas, quando estruturamos a rede, conseguimos desafogar os serviços e permitir que Uberaba concentre os esforços nos atendimentos de alta complexidade”, destacou a prefeita de Uberaba.

Segundo o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, há quatro anos o Samu abrangia apenas metade do estado e hoje cobre todo o território mineiro. “Parabéns, Elisa, pela sua liderança no Consórcio, por ter tornado isso realidade. Temos muito orgulho de levar o Samu para todo o estado”, disse Baccheretti.

Desde o início da operação do Samu Regional, em dezembro de 2025, até junho de 2026, já foram registrados 27.680 atendimentos. As ligações para o 192 são recebidas pela Central de Regulação, instalada em Uberaba, que funciona 24 horas por dia. Equipes especializadas são responsáveis por direcionar as ambulâncias às ocorrências e regular o encaminhamento dos pacientes para a unidade de saúde mais adequada.

Em Itapagipe, a base descentralizada conta com uma Unidade de Suporte Básico (USB) e já fez mais de 300 atendimentos desde o início da operação. “É histórica essa conquista da base do Samu para Itapagipe. A gente fica muito, mas muito orgulhoso mesmo de ter conseguido”, afirmou o prefeito Ricardo Garcia.

Confira outras notícias: