Previous
Next

Prevenção do câncer de boca é tema da V Semana de Saúde Bucal de Uberaba

Compartilhe este post

“Câncer bucal: diagnóstico, prevenção e tratamento”. Este é o tema da V Semana de Saúde Bucal de Uberaba, que será aberta na próxima segunda-feira (24), às 10h, no Centro Cultural Cecília Palmério (Av. Guilherme Ferreira, 217 – Centro). O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO-MG), Associação Brasileira de Odontologia (ABO/Regional Uberaba) e Universidade de Uberaba (Uniube).

De acordo com informações da chefe do Departamento de Saúde Bucal da SMS, cirurgiã-dentista Márcia Nomelini, são esperados 170 participantes para o evento. “A nossa semana anual de Saúde Bucal tem se notabilizado pela qualidade dos nossos participantes, trazendo para Uberaba o que há de mais avançado, no pensamento e inovação em saúde bucal”, destacou.

A primeira palestra, de manhã, terá como tema “Câncer bucal: diagnóstico, prevenção e tratamento”, que será abordado pelo cirurgião-dentista Sérgio Vitorino Cardoso, especialista em Patologia Bucal e doutor em Patologia. Ele é professor do curso de graduação, orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia e patologista do Hospital Odontológico da Universidade Federal de Uberlândia. É também pesquisador do grupo de pesquisa “Ferramentas aplicadas ao diagnóstico das doenças de cabeça e pescoço” da UFU, com numerosas publicações sobre Patologia e Estomatologia em periódicos científicos de audiência internacional.
À tarde, a palestra será “O câncer não é um problema de espaço, e sim um problema de tempo”, por Robson Fidalgo Amui, mestre e doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Especialista em Saúde Pública, ele tem 42 anos de experiência em cirurgia, diagnóstico e tratamento das patologias em ambiente ambulatorial e hospitalar. É responsável pelo Serviço de Cirurgia e Estomatologia do CEO Boa Vista – da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Uberaba.

Encerrando os trabalhos no período da tarde, haverá a apresentação e discussão de casos clínicos. Entre os participantes, alunos e docentes do projeto de extensão Atenção Integral às Doenças Bucais – Uniube. Participam: prof. Paulo Roberto Henrique, doutor em Odontologia – Clínicas; prof. João Paulo Servato, doutor em Imunologia e Parasitologia Aplicada; e o prof. Marcelo Sivieri de Araújo, doutor em Patologia.

Atividades na semana – Ao longo da semana de 24 a 28/10, nas Unidades Básicas de Saúde serão realizados exames clínicos bucais preventivos em homens e mulheres acima de 30 anos, com a identificação de possíveis lesões. Se necessário, esses pacientes serão encaminhados para tratamento.

Outra atividade dos profissionais da Saúde Bucal na semana será a visita a dez Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) das áreas de abrangência das equipes de Saúde da Família (ESF), a dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a cinco Residências Terapêuticas. Serão realizadas também visitas domiciliares a idosos acamados e pessoas com dificuldade de locomoção pelos dentistas das equipes de Saúde da Família (ESF) e acadêmicos do curso de Odontologia da Uniube.

A cada exame clínico, os pacientes receberão um kit de higiene bucal (com escova, creme e fio dental) e um folder explicativo de autoexame bucal, de realização recomendada mensalmente para pessoas acima de 30 anos.

Confira outras notícias:

Geral

PMU contrata psiquiatra para Caps

A Prefeitura de Uberaba abriu Processo Seletivo Simplificado para o quadro de reservas de médico plantonista, especialista em Psiquiatria, para