Previous
Next

Primeira instituição pública para idosos deve funcionar ainda este ano

Compartilhe este post

A primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) pública de Uberaba deve ser inaugurada ainda este ano, conforme o secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Uberaba, Ernani Neri.

A gestora da unidade municipal será definida por meio de concorrência pública, podendo ser Organização da Sociedade Civil (OSC) ou empresa. “Dessa forma, garantimos a escolha de uma instituição com expertise na área, assegurando um atendimento de qualidade”, destacou.

Além da licitação para definir a gestora, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social publicará edital para a aquisição do mobiliário da unidade, com recursos advindos do Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais (Funemp).

Conforme o secretário, a ILPI municipal funcionará em imóvel adaptado no Parque das Gameleiras e terá capacidade para acolher até 80 idosos em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, a Secretaria cofinancia 146 vagas em ILPIs administradas por organizações da sociedade civil. “Esse número, no entanto, ainda é insuficiente para atender à crescente demanda da população idosa”, afirmou o secretário.

Ainda na próxima semana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social deve publicar decreto para normatizar os critérios de prioridade no acesso às vagas das ILPIs de Uberaba.

Confira outras notícias: