Previous
Next

Primeiro dia do Mutirão castra 94 animais

Compartilhe este post

Foram castrados, nesta terça-feira (17), um total de 94 animais de pequeno porte, sendo 42 cães e 52 gatos no primeiro dia do Mutirão de Castração promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Superintendência de Bem-Estar Animal, em parceria com o Departamento de Controle Zoonoses e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.

A campanha vai até domingo (29), na Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), no bairro Abadia, incluindo finais de semana, das 7h às 16h. A meta é castrar mil animais, sendo 600 felinos e 400 caninos. A Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS disponibilizou mais de 10 servidores para atender ao mutirão, de acordo com o diretor Matheus Assunção.

A prefeita Elisa Araújo esteve na Funel e informou que estão previstos ainda mais cinco mutirões de castração para esse ano, sendo o próximo logo após o carnaval. “Estamos muito felizes porque conseguimos destravar as castrações e agora entra num ritmo importante para atingirmos a necessidade de nossa cidade”. É por meio da castração que conseguimos controlar a população de animais errantes e reduzir o alto custo que as protetoras independentes têm com o sustento dos animais que acolhem”.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edno Silveira, houve um balanço muito positivo do primeiro dia, que ocorreu de maneira bastante organizada. Ocorreu, no período da manhã, das 7h às 12h, a castração de gatos e entre 13h e 16h o atendimento foi para cães de tutores cadastrados.

Os cadastros continuam sendo feitos pelo telefone 3318-0312 da Semam, ou pelo WhatsApp 3318-0218 (somente mensagens de texto) da Superintendência. “Mesmo que seja alcançada a meta de mil animais castrados, todos serão atendidos nas próximas campanhas já previstas para acontecer a cada dois meses”, lembrou.

Para a realização das atividades, foi contratado o castramóvel do Consórcio de Municípios do Vale do Rio Grande (Convale). Os animais devem estar em jejum de pelo menos oito horas e seus tutores precisam levar documento de identidade e comprovante de endereço.

Segundo o superintendente de Bem-Estar Animal, Alberto de Faria Pereira, a meta é castrar cerca de mil animais, sendo priorizados aqueles cujos tutores já estejam na lista de cadastrados, aqueles protetores com mais de 10 animais, moradores da região, perto da Funel, que está localizada na avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 1.837.

Em 2022, foram castrados 1.297 cães e gatos durante os nove dias do Mutirão realizado pela Prefeitura de Uberaba.

Confira outras notícias: