Deu negativo o primeiro exame laboratorial que analisa amostras clínicas dos dois primeiros casos suspeitos de varíola dos macacos notificados pela Secretaria de Saúde de Uberaba. De acordo com informação da Pasta, a investigação da Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, continua buscando aprofundar o diagnóstico. Outros dois pacientes aguardam resultados de exames.
O primeiro paciente com suspeita de ter a doença, do sexo masculino e 29 anos, é acompanhado desde o dia 30/07. Ele passa bem, teve alta da unidade hospitalar em que estava dois dias depois da notificação. O segundo caso suspeito foi notificado no dia 1º de agosto, comunicado por equipe de uma das unidades de pronto atendimento de Uberaba. É também do sexo masculino, de 33 anos, passa bem e já está em casa. Ambos não têm histórico de viagens ao exterior.
Em relação aos outros dois que aguardam pelos exames, um deles foi notificado no dia 4/8, é do sexo masculino, de 35 anos, passa bem. Na sexta-feira (5/8), houve a quarta notificação: homem, de 52 anos, sem histórico de viagem ao exterior como os demais, atendido em unidade de pronto atendimento de Uberaba. Todos foram orientados a ficar em casa cumprindo quarentena de 28 dias, enquanto aguardam o resultado dos exames.
As investigações seguem o protocolo definido pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Os casos foram comunicados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs)-MG, que compõe a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, conforme protocolo estabelecido.